PERFIL ÉTNICO-RACIAL DA COMUNIDADE DA ESCOLA WALDORF MICHAELIS/RJ (2021)

RELATÓRIO

Entre os dias 24 a 29 de agosto de 2021, com o apoio do grupo Michaelis Antirracista, a Escola Waldorf Michaelis realizou uma pesquisa junto às/aos profissionais e famílias das/os alunas/os, buscando mapear o perfil étnico-racial da comunidade. Esta ação teve como objetivo responder a uma consulta que havia sido feita pela Federação das Escolas Waldorf do Brasil (FEWB) que, além desse dado, solicitou informações à escola também sobre: 1) o desenvolvimento de trabalho de sensibilização voltado à temática étnico-racial junto à comunidade escolar; 2) a existência de políticas para inclusão e acesso de crianças pretas, pardas e indígenas e 3) a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas que integram a grade curricular.

Na ocasião foram elaborados dois questionários, um para as famílias (1) e outro para as(os) profissionais, que, caso tivessem crianças estudando na escola, também deveriam responder ao questionário direcionados às famílias.

As perguntas foram feitas por meio de formulário do Google Forms, enviado por Whatsapp para as famílias e profissionais.

Para mapear o perfil étnico-racial, considerou-se as categorias de cor ou raça empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são:
branco, pardo, preto, amarelo e indígena. Ainda, considerando a raça negra como a soma das pessoas das cores parda e preta.

Das 110 famílias da escola, 83 famílias responderam ao formulário, o que representa 75,5% das famílias da escola, e, entre as(os) profissionais da escola, 37 dos 38 responderam ao formulário.

Das 83 famílias respondentes, 68 famílias tinham uma criança matriculada na escola, enquanto 15 famílias tinham duas crianças matriculadas na escola, somando 98 alunas e alunos, o que corresponde à 81,0% do corpo discente, uma vez que o total de alunas(os) é 121 crianças.

1- Perfil étnico-racial do corpo discente:

Foi solicitado à família que declarasse a cor ou raça da criança matriculada na escola. Das 98 crianças, 79,6% são da cor branca, enquanto 20,3% são negras (cor preta ou parda) ou indígena, conforme a tabela a seguir.

No gráfico a seguir, pode-se visualizar a composição dos segmentos de ensino, em relação a cor ou raça das crianças. Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, há a predominância de crianças da cor branca. Assim, na educação infantil, são 39 crianças da cor branca, sete crianças da cor parda e duas crianças da cor preta. No ensino fundamental, são 39 crianças da cor branca, cinco crianças da cor parda, cinco crianças da cor preta e uma criança indígena.

O gráfico a seguir permite visualizar as proporções de crianças conforme a sua cor ou raça. Assim, 80% (2) do corpo discente é da cor branca, enquanto 12% é da cor parda, 7% da cor preta e 1% indígena.

Com o intuito de fornecer o dado à FEWB sobre a cor ou raça da família, a pergunta elaborada às famílias, exigia que estas marcassem apenas uma opção de resposta, ou seja, uma cor ou raça para toda a família. Assim, em relação a família das crianças que estudam na Escola Waldorf Michaelis, 62 famílias se declararam da cor branca, enquanto 19 famílias se declaram negras (cor parda ou preta) ou indígena. Duas famílias não se sentiram contempladas com as opções de resposta atreladas à pergunta, que foram: branca, parda, preta, amarela ou indígena.

A pesquisa buscou saber também a cor ou raça das duas principais pessoas cuidadoras de cada criança, que podiam ser mãe, pai, avó, padrasto e outros. Do universo de 196 (3) cuidadoras e cuidadores, 72% se declarou da cor branca, 25% negro (pardo ou preto), 2% amarelo e 1% indígena.

2- Perfil étnico-racial dos profissionais:

Os profissionais que atuam na escola responderam a um questionário específico, no total, foram 37 dos 38 profissionais, sendo: 23 professoras e professores, 13 funcionárias e funcionários e uma estagiária.

Dos 37 profissionais que responderam, 17 se declaram brancos, 19 se declararam negros (cor preta e parda) e um se declarou amarelo. Conforme a tabela abaixo:

No gráfico a seguir, é possível visualizar a distribuição dos profissionais da escola em relação a cor ou raça por segmento e o total. Na educação infantil, 10 profissionais se declararam da cor parda ou preta, enquanto seis se declararam branca. No ensino fundamental, oito profissionais se declararam da cor branca, sete da cor parda ou preta e um se declarou amarelo.

Obs.: O Total inclui também os cinco funcionários e funcionárias do administrativo geral, ou seja, estes não estão vinculados a um segmento específico.

O gráfico seguinte possibilita visualizar o perfil étnico-racial por função e segmento.

No gráfico seguinte, é possível verificar a composição do corpo docente. Assim, na educação infantil, há cinco professoras(es) negros, sendo quatro pretos e um da cor parda, e quatro docentes que se declararam da cor branca. No ensino fundamental, sete docentes se declararam da cor branca e sete negros, sendo cinco da cor parda e dois da cor preta.

(1)- Para a produção dos dados, foi considerado um questionário por criança (ou por irmãos). No caso de mais de um respondente por família houve a análise caso a caso, quando a mesma pessoa ou duas pessoas enviaram os mesmos dados, houve a exclusão de um dos formulários, porém, quando apresentavam dados divergentes foram adotados como critérios: (i) no caso de divergência sobre a cor, o que refletia a auto declaração; (ii) no caso de divergência sobre principais cuidadores, o que identificava mãe e pai; e (iii) no caso de visível erro no preenchimento, o questionário correto.

(2)-Na elaboração do gráfico de pizza, houve o arredondamento dos valores das casas decimais.

(3)-A identificação da cuidadora ou cuidador foi por criança, assim, quando os cuidadores estavam relacionados a mais de uma criança, foram contabilizados mais de uma vez.