DELIBERAÇÕES REAJUSTE CONTRIBUIÇÃO MENSAL E ORÇAMENTO 2023 – RETIRO DE ORÇAMENTO DE 10/09/2022

Queridas Famílias

No Retiro de Orçamento do 2° semestre, realizado no dia 10 de setembro de 2022, tomamos decisões importantes com a presença de todas as instâncias da escola. As deliberações foram as seguintes:


✏ Reajustar em 15% as contribuições mensais a partir de janeiro de 2023, com base no valor da contribuição atual de cada família. Essa decisão foi tomada considerando as taxas inflacionárias que incidiram desde o último reajuste em 2018 e as previsões orçamentárias de 2023.


✏ Apresentar às novas famílias apenas as três faixas de contribuição (Mulungu, Jacarandá e Baobá). Em casos de necessidade de negociação, as famílias serão encaminhadas para a Comissão de Práticas Econômicas.


✏ Ficou acordado que as instâncias (Diretoria, Corpo docente e Conselho de Familias), revisará as solicitações de compras, novas contratações, serviços para 2023, visando priorizar as necessidades. Foi sugerido agendar um encontro antes do encerramento do ano, após a rematrícula, para apresentar novas projeções do orçamento de 2023.


✏ Diante das necessidades financeiras que enfrentamos, foi recomendado priorizar apenas a mudança do segmento do fundamental para a sede da rua Indiana em janeiro de 2023, avaliando a possibilidade de abrir uma turma da educação infantil na respectiva sede no 2° semestre do mesmo ano.


BALANÇO DAS AÇÕES CONJUNTAS:


– A projeção de déficit para dezembro de 2022 é de cerca de R$ 500mil.


– Estamos com a média de receita mensal de R$348mil X média de despesas de R$394mil, totalizando um déficit mensal de cerca de R$46mil (ou seja, em torno de 15% de déficit mensal).


– A previsão de custos para iniciar a operação na nova sede Indiana é de R$385mil, entre obras, mudança, treinamento de professores e mobiliário.


– A par disso, temos em aberto o elevado valor de 112 mil de receita frustrada em 2022 até o momento. Prosseguimos disponíveis para acordos, parcelamentos ou quaisquer outros meios de negociação por meio do email praticaseconomicas@michaelis.org.br e telefone 21 4109-7615.

Segue anexa a apresentação do Retiro de orçamento, com o detalhamento de todas as informações apresentadas.

Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários no e-mail gestao@michaelis.org.br e telefone 21 4109-7615 / 98276-0042 .

Agradecemos desde já a compreensão e colaboração de todos.

Cordialmente,

Diretoria Executiva da APAM-RJ

Catarina Alfarone
Guilherme Calôba
Laís Tammela
Plinio Rodrigues
Raphael Rodrigues

Gestão Administrativa
Alessandra Clovis