TEATRO do 8°ANO – DEPOIMENTOS DOS PROFESSORES

Prof. Plínio Marcos Rodrigues

Professor de Teatro e de Arte da Fala

Cada processo de desenvolvimento de um trabalho de teatro pedagógico com um 8° ano é muito singular.
Neste 2025 não foi diferente, ou melhor, foi especialmente diferente. Termos dois elencos distintos dividiu nosso tempo, mas permitiu maiores e diferentes experiências, foco do trabalho pedagógico.

No primeiro momento dos ensaios, a turma embarcou com tudo, particularmente nos jogos teatrais. Quando o texto chegou, iniciou-se um ralentar do trabalho, era necessário muita dedicação além da classe, muito trabalho individual em casa! Quando entramos no Teatro o entusiasmo voltou e os alunos entraram de vez no universo que a história trazia.

Agora é só se divertirem!

Plínio Marcos Rodrigues – Professor de Teatro e de Arte da Fala

Profa. Karla Neves

Professor de Classe do 8°ano

O primeiro teatro de oitavo ano em uma escola Waldorf aconteceu quando os alunos de um classe, cativados pela história de Julio Cesar, narrada por Shakespeare, foram até seu professor de classe
e declararam que gostariam de encená-la. Claro que o professor acedeu! A partir dessa primeira iniciativa, constatou-se que tal atividade num oitavo ano permite reunir de maneira integradora e transdisciplinar as habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo de um rico percurso escolar que envolve conhecimentos variados, arte e vida.

Desde então, a peça de oitavo ano é esperada avidamente pelos alunos e alunas das escolas Waldorf. Eles pressentem, eles sabem, que é um momento muito especial e marcante em suas biografias. Os professores têm certeza de que é um momento transformador.

O Professor de Classe estuda vários textos teatrais buscando uma narrativa que reúna beleza , contexto bem delineado, uma mensagem de reflexão e esperança para o futuro. Tateia com o coração uma história que converse com as caraterística anímicas do conjunto de seus estudantes, e que enriqueça cada individualidade.

“O Menino no Espelho”, autoria de Fernando Sabino, foi um dos livros que nossa classe leu no sétimo ano. Desde o início, alunas e alunos conversavam entusiasmados sobre a história que contava da vida de
um menino curioso, aventureiro, investigador e apaixonado pela vida. O estilo fluido da narrativa logo os envolveu, levando-os a se interessarem por conhecer quem foi o autor.

A escolha estava feita – Leonardo Cortez havia recém adaptado o texto. E o trabalho de preparo para o teatro começou!
No dia em que os jovens do 8° ano de 2025, finalmente, tiveram
o texto nas mãos e descobriram qual história iriam preparar para contar, seus professores escutaram :

“ESSA PEÇA É A NOSSA CARA!”

A escolha foi feliz! Esperamos que vocês apreciem o resultado desse dedicado trabalho feito a muitas mãos.

Professora Karla Neves

Profa. Marilia Felicissimo

Professora de Música

O trabalho de música no teatro do 8o ano, passou por desafios musicais importantes: a criação da trilha sonora por meio das rodas de improvisação instrumental e vocal, bem como, um intenso trabalho de colocação vocal para as peças cantadas.

Foi bonito de ver como, aos poucos, o entusiasmo com a autoria conjunta foi aparecendo pois a peça não trazia uma indicação de trilha musical instrumental.
Se deu uma busca artística pelas melodias e ritmos que caracterizassem melhor as cenas e imagens trazidas pelo texto.

O desafio de tocar, cantar e encenar foi crescendo no grupo, enfim, a magia do teatro nos envolveu…

Eis ” O Menino no Espelho” com toda sua musicalidade. Bom espetáculo!

Professora
Marilia Felicissimo

Mais postagens do Teatro do 8°ano 2025