NOTA DA COMISSÃO DE BIOSSEGURANÇA 20/MAR

20 de MARÇO 2021

Querida Comunidade Educadora,

Estamos vivendo uma situação sanitária gravíssima, com níveis extremamente altos de transmissão do Coronavírus, levando o sistema de saúde à beira do colapso.

Infelizmente as autoridades governamentais não decretaram a interrupção total dos serviços não-essenciais, o que poderia reduzir os níveis de transmissão e permitir a continuidade da educação presencial com segurança.

Considerando isso, a comissão de biossegurança vem se dedicando a cuidar da comunidade educadora em todos os aspectos possíveis. Vamos passar a utilizar as máscaras N95 e/ou PFF2 para todos(as) funcionários(as) e docentes que estejam mais expostos(as), seja no percurso de ida e volta do trabalho, seja na própria escola. Além dessa iniciativa, estamos desenvolvendo, desde o início do ano escolar, uma rede de suporte, monitoramento e desenvolvimento de práticas de saúde. Essa rede tem sido tecida entre a biossegurança, trabalhadores da comunidade educadora e famílias. Temos, a partir dessa tessitura, aprofundado as formas de cuidado efetivas para o presente momento.

Frente a esse cenário, precisamos que as famílias contribuam e compreendam a importância de não frequentar outros espaços além da escola, a menos que seja imprescindível (por ex, uma consulta ou exame médico inadiáveis).

Solicitamos que a realização de qualquer atividade fora da escola, tanto das crianças, quanto dos adultos daquele núcleo familiar, seja rigorosamente ponderada em relação ao risco muito alto de contágio pelo coronavírus na nossa cidade. E que o respeito aos protocolos epidemiológicos também se dê fora do ambiente escolar, nestas saídas impreteríveis e no caminho entre o lar e a escola.

Acreditamos que esse é um sacrifício pequeno diante do benefício de manter a escola aberta, e que é necessário o compromisso de todos para garantirmos a segurança da nossa comunidade.

Em especial, queremos recordar da necessidade de cumprimento dos horários escalonados de entrada e saída da escola.

Precisamos nos trabalhar sempre para sermos a diferença que queremos no mundo. Contamos com a ampliação da colaboração de todos.

Afetuosamente,
Comissão de biossegurança.