INFORMATIVO MICHAELIS
26 de MARÇO de 2020
www.michaelis.org.br
COM FIRMEZA
ME COLOCO NA EXISTÊNCIA
SEGURO
EU TRILHO OS CAMINHOS DA VIDA
AMOR
ACORDO NO ÂMAGO DO MEU SER
ESPERANÇA
CUNHO EM TODO FAZER
CONFIANÇA
PONHO NO MEU PENSAR
ESTES CINCO GUIAM-ME À MINHA META
ESTES CINCO DÃO MEU EXISTIR.
Verso da época do 4º ano 2020 – Professora Thassia Oliveira
Queridas famílias,
O Corpo Docente vem trabalhando intensamente, estudando, pesquisando e trocando com outras escolas Waldorf formas de passar para as crianças, em casa, o alimento oferecido na sala de aula, considerando a importância dos aspectos físicos, emocionais e cognitivos.
Como podem ver, o desafio é grande! Estamos no início dessa nova empreitada e, para que dê certo, mais do que nunca, precisamos da parceria de vocês.
Não sabemos ao certo quanto tempo vai durar o período de isolamento social; enquanto isso, cumprindo a Deliberação nº 376 do Conselho Estadual de Educação, de 23 de março de 2020, para o Ensino Fundamental e observando os “Dez Princípios para a Educação no Mundo Digital” e a declaração relativa à infância saudável “Telas e dispositivos digitais – Navegando nas ondas da tecnologia para uma infância saudável”*, estruturamos o desenvolvimento das atividades escolares não presenciais da seguinte forma:
Educação Infantil
A orientação do Conselho Estadual de Educação é que a reposição das aulas se dê somente de forma presencial. Entretanto, por reconhecermos a importância de como um ritmo saudável atua na formação do corpo físico, anímico e psíquico da criança, estamos elaborando um belo material sobre a época que estaríamos vivenciando com elas na escola com algumas sugestões do que pode ser feito em casa, de acordo com as possibilidades e vontade de cada família.
As orientações das atividades seguirão através do e-mail da turma, a cada quatro semanas, pois o ritmo que conduz a Educação Infantil é por época. Cada época tem a duração aproximada de quatro semanas.
Portanto, nesta segunda-feira, 30/03, as professoras das turmas do Berçário, Maternal e Jardim enviarão a estrutura da semana, que se repetirá por um mês.
Ensino Fundamental
Às segundas-feiras, os professores enviarão, através do e-mail da turma, as orientações para as atividades da semana. Estamos estudando implementar uma forma de acompanhamento periódico dessas atividades. Semana que vem daremos notícias sobre essa definição.
Para que algumas tarefas sejam realizadas é necessário o uso dos materiais das crianças que estão na escola. Desta forma, estamos nos organizando para fazer a entrega destes. Vamos separá-los de forma individual e colocá-los em pacotes com o nome de cada aluno.
A entrega dos materiais será feita na próxima segunda-feira, 30/03. Conscientes da necessidade de evitar o máximo o contato físico no atual momento de pandemia, organizamos a entrega da seguinte forma:
- 8h às 9h: 1º ano
- 9h às 10h: 2º ano
- 10h às 11h: 3º ano
- 11h às 12h: 4º ano
- 12h às 13h: 5º ano
A entrega será feita na porta da sede da Visconde de Caravelas, sem a necessidade da entrada dos pais. Um grupo de professores estará na porta, somente nesse período, com os pacotes separados por turma e nome. Para aqueles que vierem de carro, entregaremos através da janela. Lembrando que a escola não estará aberta para a circulação de pessoas.
Todo esse procedimento será feito com muito cuidado, obedecendo os protocolos de higiene. Entretanto, é preciso também considerar o tempo de sobrevida do COVID-19 nas superfícies e materiais**:
- Aço inoxidável: 72 horas
- Plástico: 72 horas
- Papelão: 24 horas
- Cobre: 4 horas
- Aerossolizada/Poeiras: 40 minutos a 2 horas 30 minutos
- Tecidos – 72 a 96 horas
Esta será nossa primeira semana de implementação mais sistematizada do ensino à distância. Aprenderemos a cada dia através das necessidades que surgirem. Agradecemos o apoio e receberemos com alegria sugestões que possam contribuir para o aprimoramento deste trabalho.
Um forte abraço,
Corpo Docente da Escola Waldorf Michaelis
_____________________________
*Fonte: FÓRUM INTERNACIONAL DO MOVIMENTO DA PEDAGOGIA WALDORF (antigo Círculo de Haia), órgão criado pela Seção Pedagógica do Goetheanum (2016 a 2019).
** Fonte: G1 https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/quanto-tempo-o-coronavirus-sobrevive-nas-superficies-estudo-aponta-que-plastico-e-aco-ampliam-a-sobrevida.ghtml
AGENDA DE 27 a 02/ABRIL
28/MAR – SÁBADO – 9h às 10h – PRÉVIA ON-LINE DO EVENTO
Depois de recebermos mensagens sobre a pertinência do tema, especialmente nas últimas semanas com as indicações de isolamento social, decidimos realizar a prévia on-line do evento, em versão reduzida, mantendo a mesma data e horário já divulgados. Nossa intenção com isso é principalmente atender a esta demanda de forma AMPLA E GRATUITA, cumprindo nosso papel social diante da necessidade mundial de se lidar da melhor forma com as consequências desta pandemia.
https://www.facebook.com/events/1863284577139713
Atenção: O evento presencial foi transferido para o segundo semestre (08/AGO), contemplando os mais de 50 interessados e os já inscritos. As inscrições seguem abertas pelo link
https://forms.gle/7uLTTN7Vhqy5Dais9 ou pelo Whatsapp 19-991383423
https://www.facebook.com/events/222186995857588/.
Saiba mais AQUI.
FIQUE LIGADO!
HISTÓRIAS CURATIVAS: “A GRANDE PAUSA” E “O PEQUENO GNOMO QUE PRECISAVA FICAR EM CASA”
O professor Ricardo Faiok, da iniciativa Waldorf Casa Vivá, fez uma tradução livre do conto “A Grande Pausa“, escrito por Elizabeth Emmett, jardineira na Lake Champlain Waldorf School. Ela escreveu esta história para ajudar os pequenos a se relacionarem com o que está acontecendo neste momento tão desafiador.
Já Susan Perrow, autora do livro “Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores” (Editora Antroposófica) escreveu “O Pequeno Gnomo que precisava ficar em casa” visando as crianças do primeiro setênio. O objetivo da história, segundo a autora, é “incentivar a aceitação da atual situação de “distanciamento social” e ajudar a motivar as crianças a encontrar e aproveitar as atividades que podem realizar em casa”.
Procurem criar um momento introspectivo, diminuindo as luzes ou acendendo uma vela. O importante é que a criança tenha a percepção de quietude, de calma, de desaceleração. Acesse o áudio da história “A grande pausa” AQUI.
DELIBERAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA APAM-RJ
Diante da quarentena por decorrência do COVID-19, a atual diretoria e conselho fiscal permanecerão em seus cargos até o dia 30/08/2020, data até a qual deverá ser realizada a Assembleia Geral Ordinária presencial.
ACONTECEU
18/MAR – QUARTA – Roda de conversa: A Biografia de Rudolf Steiner
Leila Tammela e Rosamarie Junge, membros do Ramo Rudolf Steiner Rio de Janeiro, conduziram o evento, que contou com 55 pessoas através do aplicativo Zoom.
O QUE VEM POR AÍ
BAZAR DE PÁSCOA
Em alusão ao evento que não poderá ser realizado no dia 04/ABRIL, segue anexo o texto: “Os Acontecimentos da Semana Santa (Emil Bock)”: “A semana que precede a Páscoa é um período significativo que se destaca não apenas no ano Cristão, mas também no transcurso anual da própria Natureza. No ano cristão ela encerra toda a plenitude do drama da Paixão, a grande parte final do Evangelho. Em diversas regiões ela é designada como “Semana do Silêncio” ou também como “Semana Magna”, revelando-se assim que só pode contar com a realização da festa da Ressurreição quem é capaz de vivenciar toda a grandeza da Semana Santa”. Leia mais AQUI.
05/ABRIL – DOMINGO – 9 às 12h – VIVÊNCIA DE PÁSCOA (EVENTO ON- LINE)
O Ramo Rudolf Steiner Rio de Janeiro, em parceria com a Escola Waldorf Michaelis, convida para a roda de conversa on-line “Preparação para a Páscoa”, a realizar-se no domingo, dia 5 de abril, das 10h às 11h30. Reserve a data!
1º MÓDULO: FORMAÇÃO EM TERAPIA CHACRÁTICA COM CONTOS DE FADAS – RIO 2020
Curso para professores, contadores, terapeutas, pais e mães. A arte de contar histórias, seus significados e seus benefícios para adultos e crianças.
Atenção: Evento transferido para setembro, do dia 4/SET (sexta, a partir das 14 hs) até 7/SET (segunda, feriado, até meio-dia). Caso as novas datas não sejam viáveis para os já inscritos, os valores pagos serão devolvidos.
Investimento 1º módulo: R$150,00 (social); R$200,00 (real); R$250,00 (solidário).
Inscrições e informações: formacaoterapiachacratica@gmail.com ou 21-998606666 (Whatsapp). Local: Habitat Infância Escola. Rua Ivo Borges, 310. Recreio dos Bandeirantes.
Você pode conferir todas as informações e realizar sua inscrição no link: https://forms.gle/LJTYpE1oxQvQuoyU9
Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LjQycvVQLDm3eM4rsAV5qL
Evento: https://www.facebook.com/events/2020984368048421/?active_tab=discussion
“Temos que extirpar da alma, com a raiz, todo medo e terror daquilo que, do futuro, vem ao encontro do ser humano. Serenidade frente a todos os sentimentos e sensações perante o futuro o ser humano deve adquirir. Encarar com absoluta equanimidade tudo aquilo que possa vir, e pensar somente que o que vier virá a nós de uma direção espiritual plena de sabedoria.
Em todo momento temos que fazer o que é correto e deixar o restante entregue ao futuro. Isso é o que temos que aprender em nossa época: viver em pura confiança, sem qualquer segurança existencial, confiando na ajuda sempre presente do mundo espiritual.
Realmente, hoje em dia não pode ser de outra forma, se não quisermos que a coragem submerja. Disciplinemos firmemente nossa vontade, e procuremos a revelação a partir do interior, todas as manhãs e todas as noites”.
Rudolf Steiner. Fonte: Parte de uma palestra proferida em 27/11/1910
Obrigado!


Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br
Educação Infantil
Ensino Fundamental

28/MAR – SÁBADO – 9h às 10h – PRÉVIA ON-LINE DO EVENTO
HISTÓRIAS CURATIVAS: “A GRANDE PAUSA” E “O PEQUENO GNOMO QUE PRECISAVA FICAR EM CASA”
DELIBERAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA APAM-RJ
BAZAR DE PÁSCOA
05/ABRIL – DOMINGO – 9 às 12h – VIVÊNCIA DE PÁSCOA (EVENTO ON- LINE)
1º MÓDULO: FORMAÇÃO EM TERAPIA CHACRÁTICA COM CONTOS DE FADAS – RIO 2020