INFORMATIVO MICHAELIS
23 de ABRIL de 2020
www.michaelis.org.br
“Os pulmões são órgãos maravilhosos que nos conectam com toda a cavidade aérea da Terra, é o órgão mais social e comunicativo que temos, respiramos o ar que todos acabam de exalar”. Michaela Glöcker, médica antroposófica alemã.
** Leia abaixo a íntegra da palestra da médica na sessão Aprofundando na antroposofia.
Querida Comunidade Educadora Waldorf Michaelis,
Neste momento de pandemia, que nos traz de forma repentina desafios novos, como a necessidade de isolamento social, ajustes financeiros, adaptações de rotinas, mais do que nunca é momento de cuidarmos de nós, uns dos outros, todos de todos.
Em nossa comunidade doamos nossos dons e recursos as nossas crianças e coletividade educadora. Colaboramos mutuamente através de trabalhos voluntários e da autogestão em prol de um ideal de educação e de mundo.
Que tal agora nos unirmos ainda mais e explorarmos o nosso potencial criador como rede de apoio e troca? Essa é uma linda oportunidade de colocar os nossos dons, talentos, capacidades e recursos a serviço da necessidade do mundo.
Dessa forma, ataremos ainda mais os laços e vínculos que nos engajam, reforçando a rede na qual podemos ancorar e ser ancorados. Estamos lançando então uma proposta de criação da “Rede Solidária Michaelis”’.
Pedimos a todos que preencham o formulário a partir do link abaixo até a próxima quinta-feira, 30 de abril, para construirmos este projeto. Acessem: https://forms.gle/s5bvT5ZEFxEwmidZA.
Vamos nos dar as mãos!
A MANUTENÇÃO DA QUITAÇÃO DAS MENSALIDADES É O QUE GARANTE A SOBREVIVÊNCIA DA NOSSA ESCOLA E O CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS ASSUMIDAS, QUE SEGUEM SENDO HONRADAS, COMO SALÁRIOS DOS PROFESSORES E COLABORADORES, ALUGUÉIS, TRIBUTOS E DEMAIS DESPESAS PARA SUSTENTAR NOSSO PROJETO COLETIVO 💙. CASO VOCÊ ESTEJA ENFRENTANDO DIFICULDADES, NÃO HESITE EM NOS CONTATAR. (praticaseconomicas@michaelis.org.br | 98287-2526 | Alessandra Clovis).
AGENDA DE 23 a 30/ABRIL
É AMANHÃ! 24/ABRIL – SEXTA – REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL – Pais e professores de cada turma
Durante a quarentena os professores do Ensino Fundamental estão fazendo reuniões de classe semanais, on line, às sextas, com os pais de suas turmas para acompanhamento das tarefas de casa. Essa troca é fundamental para nortear, semana a semana, o caminho pedagógico que o corpo docente vai seguir nesse período.
* Reuniões restritas aos adultos.
Pais e mães, fiquem atentos ao quadro de horários e aos links para entrada na sua reunião:
1ano – 08h/08h40 https://us02web.zoom.us/j/82331526391?pwd=cFA0d000VFAxNVMrcWF2eTdJTVNyUT09
2ano – 11h/11h40 https://us02web.zoom.us/j/89771080040?pwd=Rm5oYUIyOWg5TTFMbnNDNnlPM25Wdz09
3ano – 10h/10h40 https://us02web.zoom.us/j/86522360410?pwd=bVE5TFV5UG03L2FUMnlhV1pmNVgzQT09
4ano – 12h/12h40 https://us02web.zoom.us/j/86117380792?pwd=K01OKy90V2t0eEN4TVdtajM0OTJEdz09
5ano – 09h/09h40 https://us02web.zoom.us/j/87114519693?pwd=SnBxYThoaWJCQVdoQzVnaTI5R3FGZz09
MENSAGEM DO CORPO DOCENTE DO FUNDAMENTAL:
Queridos pais e mães,
Ficamos muito felizes de receber os retornos das tarefas enviadas para as crianças. É gratificante, nos estimula e orienta para o planejamento pedagógico.
Nós estamos disponíveis para que essa troca aconteça sempre que for necessária, de forma mais individualizada, através de mensagens e/ou telefonemas entre professor e família.
Continuaremos à disposição para que essa importante comunicação se dê respeitando os recessos e feriados apontados em nosso calendário escolar, entre 08h às 18h, e considerando que os professores encontram-se em reunião nas tardes de terça, quarta e quinta e às sextas de manhã.
Responderemos a todas as mensagens, conforme a demanda e a disponibilidade do professor.
Agradecemos a todos,
Corpo docente do Fundamental.
25/ABRIL – SÁBADO – RETIRO DE ORÇAMENTO – Transferido para 09/MAIO
A reunião semestral, que conflui toda a comunidade, será on line em plataforma digital. Sua data foi transferida para o dia 09/MAIO. Os acordos e a estrutura da dinâmica do encontro será informada em breve. Fiquem atentos e marquem na agenda!
FIQUE LIGADO!
CONVITE AOS ADULTOS – DESENHO DE FORMAS
O desenho de formas é um caminho para o autoconhecimento. Essa pedagogia das linhas faz acordar o fluxo interno, o movimento interior.
Sua prática diária (de preferência à noite, com giz bastão) pode ser algo simples, que está ao nosso alcance, para nos ajudar a passar por essa fase com mais saúde e vitalidade. Hoje sugerimos uma forma que trabalha a força volitiva e traz harmonia.
“Espande-te para a amplidão,para que o mundo se manifeste em ti.”
Frederick Schiller
Experimente o movimento no corpo antes de passá-lo para o papel (como fazem as crianças), brinquem fazendo a forma no ar com a ponta dos dedos. A cada dia, sigam por direções diferentes e vejam o que os movimentos despertam em vocês.
QUARENTENA – PRORROGAÇÃO ATÉ 30/ABRIL

Cumprindo a Deliberação nº 376 do Conselho Estadual de Educação (acesse aqui) de 23 de março de 2020; as publicações de 07 e 08 de abril de 2020 do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro, respectivamente, estendendo a quarentena até 30 de abril de 2020; e observando os “Dez Princípios para a Educação no Mundo Digital” e a declaração relativa à infância saudável “Telas e dispositivos digitais – Navegando nas ondas da tecnologia para uma infância saudável”*(acesse aqui) estruturamos o desenvolvimento das atividades escolares durante a quarentena através do envio do ritmo mensal da Educação Infantil e de atividades e tarefas diárias do Ensino Fundamental pelos professores aos pais através das ferramentas digitais disponíveis.
Dando início ao processo, os materiais dos alunos do Fundamental que estavam na escola foram enviados às suas casas observando os protocolos de higiene e informando sobre o tempo de sobrevida do COVID-19 nas superfícies e materiais.
Foi estabelecida a rotina de reuniões de classe semanais às sextas-feiras, on line, dos docentes do Fundamental com os pais de suas turmas para acompanhamento das tarefas de casa.
*Fonte: FÓRUM INTERNACIONAL DO MOVIMENTO DA PEDAGOGIA WALDORF (antigo Círculo de Haia), órgão criado pela Seção Pedagógica do Goetheanum (2016 a 2019).
A MANUTENÇÃO DA QUITAÇÃO DAS MENSALIDADES É O QUE GARANTE A SOBREVIVÊNCIA DA NOSSA ESCOLA E O CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS ASSUMIDAS, QUE SEGUEM SENDO HONRADAS, COMO SALÁRIOS DOS PROFESSORES E COLABORADORES, ALUGUÉIS, TRIBUTOS E DEMAIS DESPESAS PARA SUSTENTAR NOSSO PROJETO COLETIVO 💙. CASO VOCÊ ESTEJA ENFRENTANDO DIFICULDADES, NÃO HESITE EM NOS CONTATAR. (praticaseconomicas@michaelis.org.br | 98287-2526 | Alessandra Clovis).
O QUE VEM POR AÍ
09/MAIO – SÁBADO – RETIRO DE ORÇAMENTO*
A reunião semestral, que conflui toda a comunidade, será on line em plataforma digital. Sua data foi transferida para o dia 09/MAIO.
* No modelo associativo praticado pela escola as decisões econômicas que tangem à comunidade são debatidas e tomadas nos Retiros de Orçamento semestrais. Nesse encontro, apresentaremos o cenário econômico-financeiro e as possibilidades futuras para que juntos possamos enfrentar a crise atual e o que a realidade nos apresenta. Todos os membros da comunidade estão convidados e são necessários nesse amplo debate e envolvimento com as escolhas que constroem a nossa escola.
14/MAIO – QUINTA – 19 às 20h30 – PALESTRA “MEDITAÇÃO NA ANTROPOSOFIA – OS EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES”.
Palestra a ser ministrada pelo Ramo Rudolf Steiner do Rio de Janeiro. Reserve a data!
APROFUNDANDO NA ANTROPOSOFIA
TRECHOS DA ENTREVISTA DE MICHAELA GLÖCKER, MÉDICA ANTROPOSÓFICA ALEMÃ, SOBRE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
“(…) A inflamação pulmonar (causada por este coronavírus) é perigosa porque pode fazer o fino tecido conjuntivo entre os alvéolos inflar e inflamar. Por isso as pessoas se sentem asfixiadas, entram em pânico. Essa sensação de pânico por não receber ar, por não poder respirar dá muito medo. Por isso podemos entender as reações de pânico em nível mundial e a restrição à vida social.
Nós poluímos o ar; não é de se estranhar que os pulmões não possam suportar toda a contaminação que produzimos, especialmente no último século. Isso gera perda da capacidade e propensão a doenças pulmonares. O ar não é só o que respiramos, nós o vivenciamos através da palavra, da música, da luz, tudo o que o ar nos dá; (…) ele transporta a palavra, a música e tantas coisas maravilhosas, como os sons dos animais, as queixas que surgem da tortura maciça que lhes é feita; (…) os vírus que predominam no reino animal excederam o limite da sua espécie (…) colocando-nos em alerta para voltar a atenção para eles”.
Trechos da entrevista de Michaela Glöcker, médica antroposófica alemã |07/ABRIL/2020.
“(…) A inflamação pulmonar (causada por este coronavírus) é perigosa porque pode fazer o fino tecido conjuntivo entre os alvéolos inflar e inflamar. Por isso as pessoas se sentem asfixiadas, entram em pânico. Essa sensação de pânico por não receber ar, por não poder respirar dá muito medo. Por isso podemos entender as reações de pânico em nível mundial e a restrição à vida social.
(…) Os pulmões são órgãos maravilhosos que nos conectam com toda a cavidade aérea da Terra, é o órgão mais social e comunicativo que temos. Por exemplo, quando estamos no mesmo espaço com outras pessoas respiramos o ar que todos acabam de exalar – isso nós não temos muito presente. Isso quer dizer que não só estamos conectados por meio do ar com toda a humanidade, como também com toda a contaminação da Terra, não devemos nos esquecer que os maiores complicações pulmonares se dão nas grandes metrópoles, não no campo.
Nós poluímos o ar; não é de se estranhar que os pulmões não possam suportar toda a contaminação que produzimos, especialmente no último século. Isso gera perda da capacidade e propensão a doenças pulmonares. O ar não é só o que respiramos, nós o vivenciamos através da palavra, da música, da luz, tudo o que o ar nos dá; a luz do Sol só é visível através do ar, é o próprio ar que a faz visível. O ar é incrivelmente importante para a vida, ele transporta a palavra, a música e tantas coisas maravilhosas, como os sons dos animais, as queixas que surgem da tortura maciça que lhes é feita; inalamos também esses sons, inspiramos o sofrimento deles. Vejo uma correlação (com o momento atual) já que os vírus que predominam no reino animal excederam o limite da sua espécie (…) colocando-nos em alerta para voltar a atenção para eles. Respiramos juntos com os animais o mesmo espaço vital e os tratamos da maneira mais indigna que se possa imaginar, com muito poucas exceções.
(…) O aspecto anímico é muito decisivo. Sabemos, desde os anos 70, que o sistema imunológico reage positivamente a sentimentos bons e positivos: a alegria, a veneração, o humor, a gratidão, a estima, os sentimentos positivos entre os seres humanos estimulam diretamente o sistema imunológico contra o medo, a depressão e todos os sentimentos negativos que, pelo contrário, danificam o sistema imunológico.
(…) A coisa mais importante nas doenças virais é sermos capazes de controlar bem a febre. A febre é a única arma que o corpo tem para matar os vírus, e muitas pessoas não sabem disso. Por esse motivo, muitos medicamentos para diminuir a febre ou os antibióticos suprimem as reações do corpo e, nessa medida, afetam o sistema imunológico.
(…) Muitos se perguntam como podem ter sentimentos positivos sozinhos em casa. Nesse sentido, podemos orar ou meditar. Através dessas práticas, a veneração pode surgir, podemos criar uma atmosfera agradável, acendendo uma vela, lendo um texto que tenha a ver com os sentidos espirituais, com a divindade, com os anjos que nos permitem conectar-nos com o mundo espiritual, ou também com nossos queridos falecidos. Pois não podemos ver os pensamentos com os olhos, mas precisamente eles, os pensamentos, são a ponte invisível com o mundo espiritual, é especialmente importante lembrarmos disso.
Tenho muita esperança e não quero que, quando tudo passar, comecem a dizer: “nossa vida anterior era ótima, vamos continuar fazendo da mesma forma”. Espero que, no aspecto econômico, algo mude em termos ecológicos e em nosso tratamento da natureza. (…) Tenhamos certeza de que, embora o virtual tenha ganhado força nesse período de isolamento, ele não é saudável para o desenvolvimento cerebral de crianças e jovens, que precisam dos anos de desenvolvimento no mundo real antes de se acostumar ao virtual. De fato, o cérebro frontal, a faculdade de pensar e raciocinar precisam de dezessete anos para se desenvolver e alcançar o autocontrole e o pensamento autônomo. Não podemos esquecer disso e, de um momento para outro, acreditar que as crianças e jovens não precisam mais do mundo real, lançando-os diretamente no mundo virtual, isso seria uma coisa muito triste.
Saibamos também que, para controlar a pandemia, estamos em completa vigilância, desde a porta de casa até o telefone celular. (…) É preciso prestar muita atenção para que os valores da liberdade democrática não se percam. Não quero produzir medo com isso (…) mas este é para mim o ponto mais importante de nos atentarmos após o período do coronavírus. É preciso que nos concentremos em refletir sobre os valores centrais da liberdade e da dignidade e, também, admitindo o estado de vigilância apenas para servir à segurança e proteção da população – e não para aumentar o poder de um regime estatal.
Desejo-lhes o melhor para os tempos que virão. Pertenço à população de risco, penso especialmente nos mais jovens e invisto o meu melhor para que eles tenham coragem de fazer algo especial de seu futuro. De toda forma, para tudo se requer a postura ereta; honestidade, amor e liberdade, a partir dos quais os valores humanos são decisivos”.
Trechos da entrevista de Michaela Glöcker, médica antroposófica alemã que liderou por 28 anos Seção Médica do Goetheanum (sede mundial do movimento antroposófico localizado em Dornach, Suíça), aos alunos do campus A da Universidade de Stuttgart no dia 07/ABRIL.
Link de acesso à palestra (em alemão):
https://www.youtube.com/watch?v=8r6KFfy12Ko&feature=youtu.be.
(Adaptação da tradução espanhola por Fernanda Sansão Hallack, mãe de dois alunos na Escola Waldorf Michaelis).
“Tenhamos certeza de que, embora o virtual tenha ganhado força nesse período de isolamento, ele não é saudável para o desenvolvimento cerebral de crianças e jovens, que precisam dos anos de desenvolvimento no mundo real antes de se acostumar ao virtual. Não podemos esquecer disso e, de um momento para outro, acreditar que as crianças e jovens não precisam mais do mundo real, lançando-os diretamente no mundo virtual, isso seria uma coisa muito triste”.
Dra. Michaela Glöcker em entrevista aos alunos do campus A da Universidade de Stuttgart no dia 07/ABRIL de 2020.
Obrigado!


É AMANHÃ! 24/ABRIL – SEXTA – REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL – Pais e professores de cada turma
25/ABRIL – SÁBADO – RETIRO DE ORÇAMENTO – Transferido para 09/MAIO
CONVITE AOS ADULTOS – DESENHO DE FORMAS
QUARENTENA – PRORROGAÇÃO ATÉ 30/ABRIL
APROFUNDANDO NA ANTROPOSOFIA