INFORMATIVO MICHAELIS
02 de ABRIL de 2020
www.michaelis.org.br
Querida Comunidade Educadora Waldorf Michaelis,
COMUNICADO IMPORTANTE: Entenda e aprofunde sobre a proposta de economia viva e fraterna de nossa associação. Acesse a circular de 30/MAR sobre nossas propostas para a sustentação da nossa comunidade – escola, colaboradores e famílias – durante a quarentena AQUI.
AGENDA DE 02 a 09/ABRIL
É AMANHÃ! – 03/ABRIL – SEXTA – 1ªs REUNIÕES ON LINE DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Pais e professores de cada turma)
A partir de amanhã, sempre às sextas, os professores do Ensino Fundamental farão reuniões de classe semanais, on line, com os pais de suas turmas. Estes encontros virtuais têm como objetivo principal acompanhar como as crianças estão recebendo as tarefas e exercícios que estão sendo enviados pelos professores. Essa troca é fundamental para nortear, semana a semana, o caminho pedagógico que o corpo docente vai seguir.
Ressaltamos que as reuniões são restritas aos adultos e acontecerão dentro do horário estipulado para cada turma, pois além dos professores de matéria participarem de todas elas, a plataforma utilizada – Zoom – não comporta duas reuniões em um mesmo horário.
Pais e mães, fiquem atentos ao quadro de horários e aos links para entrada na sua reunião:
- 1ano – 08h/08h40 – https://us04web.zoom.us/j/732541301?pwd=dGhtLy90QVE3Q3VneDN0S2lhWWhjZz09
- 2ano – 11h/11h40 – https://us04web.zoom.us/j/827448570?pwd=SzAzS1ppQkFmd01MVE5GYkZaanZFQT09
- 3ano – 10h/10h40 – https://us04web.zoom.us/j/961282735
- 4ano – 12h/12h40 – https://us04web.zoom.us/j/743118757?pwd=VlYxekpmZm53OTM5c2JjNm90MlBEQT09
- 5ano – 09h/09h40 – https://us04web.zoom.us/j/794106745?pwd=TGFzeWVIcU5aWW42VmxoMUJjZjJYdz09
BAZAR DE PÁSCOA – Em alusão ao evento, que não poderá ser presencial no dia 04/ABRIL, seguem anexos os textos:
“A Páscoa no contexto Waldorf” (Anna Maria Macrander Karassawa): “A Páscoa é uma festa repleta de imagens fortes e marcantes. Porém, será que temos consciência do que há por trás destes símbolos? Será que sabemos nos preparar internamente para este momento tão importante?” Leia mais AQUI.
“Os Acontecimentos da Semana Santa (Emil Bock)”: “A semana que precede a Páscoa é um período significativo que se destaca não apenas no ano Cristão, mas também no transcurso anual da própria Natureza. No ano cristão ela encerra toda a plenitude do drama da Paixão, a grande parte final do Evangelho. Em diversas regiões ela é designada como “Semana do Silêncio” ou também como “Semana Magna”, revelando-se assim que só pode contar com a realização da festa da Ressurreição quem é capaz de vivenciar toda a grandeza da Semana Santa”. Leia mais AQUI.
05/ABRIL – DOMINGO – 9 às 12h – VIVÊNCIA DE PÁSCOA (EVENTO ON LINE)
O Ramo Rudolf Steiner do Rio de Janeiro, em parceria com a Escola Waldorf Michaelis, convida para a Roda de Conversa on line “Preparação para a Páscoa”, a realizar-se neste domingo, dia 5 de abril, de 10h às 11h30. Reserve a data! Em breve, os detalhes serão enviados pelos organizadores do evento.
FIQUE LIGADO!
QUARENTENA – OFICINAS DO FUNDAMENTAL
Prezadas Famílias das Oficinas de Artes,
Nós professores estamos nos reunindo para preparar, com muita alegria, um planejamento de atividades para todas as Oficinas. Estamos animados em proporcionar a vocês um pouco das brincadeiras e atividades de todas as aulas. Por isso, a partir de segunda-feira, dia 06 de abril, enviaremos às famílias matriculadas nas Oficinas um repertório de atividades para todos!
Mesmo à distância acreditamos que poderemos estar um pouco mais perto das crianças através da recordação de nossas atividades e até mesmo para a proposição de novas.
Desejamos a todos um período tranquilo em quarentena e que possamos proporcionar, através das atividades propostas, um maior bem-estar físico e anímico para as crianças e as famílias.
Um abraço carinhoso dos professores Oficineiros!
REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL – Pais e professores de cada turma
Os professores do Ensino Fundamental farão reuniões de classe semanais, on line, às sextas-feiras, com os pais de suas turmas para retornos e trocas sobre o transcorrer das vivências propostas durante a quarentena. Não perca! Verifique os detalhes e horários na sessão AGENDA.
HISTÓRIA CURATIVA: “Enquanto minha casa me abraçava”
Nesta edição, agregamos a linda história “Enquanto minha casa me abraçava”, de Aline Zampolla, fornecida pela professora Vivian Ribeiro aos alunos do 1º ano, às histórias anexadas no Informativo da semana passada “A Grande pausa” e “O Pequeno gnomo que precisava ficar em casa”.
Procurem criar um momento introspectivo, diminuindo as luzes ou acendendo uma vela. O importante é que a criança tenha a percepção de quietude, de calma, de desaceleração ao ouvir a história. Boa leitura!
ACONTECEU
RESUMO LIVRE: Evento on line – “O que faço com ele/a: Alternativas aos meios eletrônicos por uma infância saudável e equilibrada”
Por Fernanda Hallack, mãe do 1º e 4º anos.
O professor Lincon Guassi realizou quatro jogos simples com os espectadores para demonstrar a lógica, o encadeamento e a conexão que podem reger o ritmo das atividades das nossas crianças de forma que se minimize o apelo ao uso de eletrônicos.
Segundo ele, quando programamos as atividades das crianças seguindo a alternância contração/expansão propiciamos uma rotina que gera disposição e bem-estar por seguir o ritmo da nossa própria respiração (inspiração/expiração) e da natureza (dia/noite, frio/calor, estações do ano…) . Provemos segurança e sentido à criança, motivando o aproveitamento do seu dia sem gerar as instabilidades que suscitam a requisição pelos eletrônicos.
A criança é una com a natureza, é através desta que ela encontra amplitude, vazão e respostas para o que ela tem dentro de si. Já através dos eletrônicos ela restringe seu espectro, concentra a atividade na sua cabeça (ao sugar imagens sugestionadas criadas por outras pessoas que não fazem parte dela) e esfria seu corpo. A alternância entre a expansão e a movimentação com a contração e o apaziguamento geram a disposição e o calor necessários para que ela se aposse do que está em volta a fim de conseguir lidar com o que vem de dentro.
Portanto, é preciso meditar previamente para programar a rotina de atividades das crianças com regras simples e claras, agregando e ressignificando elementos do cotidiano, usando materiais naturais, ativando partes do corpo, movimentos, a interação, a criatividade e a imaginação. Para isso, os adultos têm que estar essencialmente presentes. Isso não significa que tenham que estar necessariamente com as crianças todo o tempo. O importante é que estejam plenos quando estiverem presentes, idealmente estabelecendo também ritmo em seu cotidiano para os momentos que forem despender e usufruir com elas. Durante a realização das tarefas domésticas, é possível incluir e envolver as crianças de forma lúdica ao longo do dia, especialmente nesta época de quarentena, segundo o palestrante. Neste momento, ao mencionar a quarentena, ele aproveitou para lembrar que nos manter aquecidos nos protege das viroses (ao fortalecer nossa imunidade).
Acesse e assista: https://www.facebook.com/queroaulasfantasticas/videos/522893055037299/UzpfSTMxMzUyMzg5ODcxODQwMTozNjk2NzI1OTEwMzk4MTY2/
Esta live foi uma prévia do evento presencial que acontecerá no segundo semestre deste ano (08/AGO). As inscrições seguem abertas através do link https://forms.gle/7uLTTN7Vhqy5Dais9 ou pelo Whatsapp 19-991383423 – https://www.facebook.com/events/222186995857588/
“Se dedicarmos algum tempo à reflexão serena, e não nos conformarmos com as explicações simplistas que pretendem explicar tudo mecanicamente através dos genes, provavelmente surgirá a convicção interior de que devemos estar fazendo algo mal feito, e que todas essas novas doenças apenas manifestam outros tipos de desequilíbrio, interiores e exteriores, em nossa própria vida.”
Fonte: Joan Antoni Melé, “Dinheiro e Consciência: A quem meu dinheiro serve?”. São Paulo: Editora João de Barro, 2017.
Obrigado!


Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br
Anexo
RITMO PEDAGÓGICO DA ÉPOCA DE PÁSCOA - EDUCAÇÃO INFANTIL
Enviado na quarentena às famílias do Infantil. Abaixo disponível em PDF e imagens:
https://michaelis.blog.br/wp-content/uploads/2020/04/EducaçãoInfantilPáscoa.pdf
É AMANHÃ! – 03/ABRIL – SEXTA – 1ªs REUNIÕES ON LINE DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Pais e professores de cada turma)
BAZAR DE PÁSCOA – Em alusão ao evento, que não poderá ser presencial no dia 04/ABRIL, seguem anexos os textos:
05/ABRIL – DOMINGO – 9 às 12h – VIVÊNCIA DE PÁSCOA (EVENTO ON LINE)
QUARENTENA – OFICINAS DO FUNDAMENTAL
REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL – Pais e professores de cada turma
HISTÓRIA CURATIVA: “Enquanto minha casa me abraçava”
RESUMO LIVRE: Evento on line – “O que faço com ele/a: Alternativas aos meios eletrônicos por uma infância saudável e equilibrada”





























