INFORMES 19/nov 2020

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Gratidão a todas e todos que permanecem vinculados e confiantes na superação do momento em que vivenciamos ao longo do ano e, dialogando e negociando conforme o possível, mantiveram acesa a chama de nossa iniciativa.

Gratidão a todos que estão em permanente doação para a travessia da nossa associação, cuidando da saúde de nossa instituição nesta pandemia.

Gratidão às famílias que estão hoje conseguindo quitar as mensalidades escolares, exercendo uma ação solidária para com toda esta comunidade.

Gratidão a todos que doam recursos à escola.

Estamos verdadeiramente em comunhão (comum união) e sentindo-nos extremamente gratos por tamanha generosidade e prosperidade encontradas mesmo numa crise tão inesperada e arrebatadora quanto esta! Felizes somos nós de fazermos parte de uma comunidade tão próspera, não só financeiramente, mas também de valores humanos!

Fique Ligado

• ACORDOS E HORÁRIOS

veja mais

• ABRAÇO FRATERNO: de 10/NOV a 30/NOV – REGULARIZAÇÃO DE PENDÊNCIAS

veja mais

• DOAÇÃO DE COMPUTADORES PARA MICHAELIS

veja mais

• CONTINUIDADE DOS ESTUDOS SOBRE RACISMO E ANTIRRACISMO

veja mais

Conexão Fraterna Michaelis

• NOSSO LEILÃO FOI UM SUCESSO!

veja mais

Agenda

• 20/NOV – SEXTA – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – FERIADO NACIONAL

imagem

• 21/NOV – SÁBADO – 15h – Grupo de Estudo da Educ. Infantil – Professoras e Famílias – Escola de Famílias

veja mais

• 23/NOV – SEGUNDA – 8h30 às 10h – REUNIÃO DO GRUPO TRAVESSIA DA PANDEMIA / PRÁTICAS ECONÔMICAS

veja mais

• 26/NOV – QUINTA – CONSELHO DE CLASSE DO ENSINO FUNDAMENTAL

veja mais

• 27/NOV – SEXTA – REUNIÃO MENSAL “COLHEITAS”, 2⁰, 3⁰ e 4⁰ ano – Pais e professores

veja mais

• 28/NOV – SÁBADO – BAZAR DE NATAL

veja mais

• 04/DEZ – SEXTA – 10h30 – Encontro online 2⁰ ano – Professora e Alunos

veja mais

• 04/DEZ – SEXTA – 10h30 – Encontro online 3⁰ ano – Professor e Alunos

veja mais

• 8/DEZ – TERÇA – 19h30 – PORTAS ABERTAS INFANTIL

veja mais

• ENCONTROS ONLINE “SEMEADURA” (4⁰ ano) Horários atualizados quinzenalmente, no grupo da classe

veja mais

• ENCONTROS ONLINE “SEMEADURA” (5⁰ ano) Horários atualizados quinzenalmente, no grupo da classe

veja mais

Para essa época da vida [primeira fase, até a troca dos dentes], o que aprendi em relação ao ensinar e ao educar tem uma importância ínfima. No caso, o que é de máxima importância é que tipo de pessoa eu sou, quais as impressões que a criança recebe por meu intermédio, se ela pode me imitar. […] O que aprendemos não tem nenhuma importância para o que somos como educadores de crianças até a troca dos dentes. Começa a ter uma certa importância depois da troca dos dentes. Mas perde toda a importância quando o ensinamos do modo como o temos em nós. Temos de transformá-lo artisticamente, trazer tudo em imagens […]. Tenho de despertar novamente forças imponderáveis entre mim e a criança. E, para a segunda etapa da vida, da troca dos dentes até a maturidade sexual, tem muito mais importância eu conseguir traduzir para o imagético, em configurações vivas, aquilo que quero desenvolver em torno da criança e que devo fazer fluir para dentro dela, do que a multiplicidade de conteúdos que aprendi e que trago dentro de minha cabeça. E só para aqueles que já passaram pela maturidade sexual e para aqueles que estão no início dos vinte anos de idade é que tem importância o que nós mesmos aprendemos. Para a criança pequena até a troca dos dentes, o mais importante na educação é a pessoa. Para a criança na idade da troca dos dentes até a maturidade sexual, o mais importante na educação é a pessoa que passa a ser um artista da vida. E só ao redor dos quatorze, quinze anos, é que o jovem exige, no ensino educativo e na educação ensinada, aquilo que a própria pessoa aprendeu, e isso vai até os vinte, vinte e um anos, quando os jovens se tornam totalmente adultos e estão diante das outras pessoas com igualdade de direitos [maioridade civil].
Fonte: GA 308, palestra de 8/4/1924, pp. 21-22.

Rudolf Steiner

Fonte: GA 308, palestra de 8/4/1924, pp. 21-22.
GA 308. A Metodologia do Ensino e as Condições da Vida do Educar. 5 palestras proferidas em Stuttgart, 8-11/4/1924. Trad. C. Glass. São Paulo: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2004.

Obrigado!



Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br