INFORMATIVO MICHAELIS
19 de MARÇO de 2020
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“Afinal, o fato de a pessoa isolada sentir-se como individualidade não exclui que ela também se sinta unida a toda a humanidade. Na evolução humana ninguém tem o direito de se sentir como individualidade caso não se sinta ao mesmo tempo membro de toda a humanidade”.
Rudolf Steiner. Fonte: HH 98, p. 45. Do GA 305.
Querida Comunidade Educadora Waldorf Michaelis,
Como é de conhecimento de todos, diante da pandemia do coronavírus, informamos que estamos acompanhando a evolução do quadro e atentos às mensagens e orientações das lideranças governamentais, sendo que, até o momento, por decreto do governo do Estado, de n. 46.970/2020, as aulas em todas as escolas estão suspensas até o dia 27/03/2020. Da mesma forma, todos os demais eventos da nossa escola estão suspensos até nova orientação ou possibilidade de reagendamento.
Estamos avaliando os cenários possíveis, o movimento das demais escolas waldorf e da Federação das Escolas Waldorf no Brasil e os recursos disponíveis para orientar a comunidade escolar quanto às soluções a serem adotadas para o cumprimento do calendário letivo, sempre zelando pelo bem-estar coletivo e pelo cumprimento das determinações legais. Porém, vale ressaltar que ainda não há uma determinação do MEC quanto ao ano letivo de 2020 e o que devemos aplicar nesta situação de emergência.
O corpo docente pretende manter seu ritmo semanal de reuniões (via plataformas digitais) e está dialogando sobre possíveis encaminhamentos para que, na medida do possível, nós enquanto educadores domésticos tenhamos recursos pedagógicos para aplicar com nossas crianças. Solicitamos que fiquem atentos às sugestões dadas pelas professoras, que seguirão pelos canais de comunicação com a classe (e-mail de turma e grupo de whatsapp).
O momento é de solidariedade e de atenção ao tempo presente, portanto, pedimos que caminhemos em prol do permanente olhar empático e no sentido do fortalecimento de nossa comunidade, para que não haja desespero nem pânico, mas amor, acolhimento e a busca por informação de fontes confiáveis. Reiteramos a todos a importância de nos mantermos unidos e zelando pelo bem-estar desta comunidade de forma fraterna.
Acerca da Assembleia Geral Ordinária da APAM-RJ, marcada para o dia 21 de março, a diretoria da mantenedora enviou por e-mail aos seus associados e à comunidade escolar comunicado sobre a sugestão de adiamento da mesma diante da atual situação. CONFIRA OS DETALHES NA SESSÃO “FIQUE LIGADO”.
Por fim, no intuito de preservarmos nosso corpo administrativo e todo o coletivo, informamos que nossos colaboradores estão em casa e estamos estudando medidas seguras para a manutenção de nossas sedes e demais serviços. Neste período, para qualquer emergência, pedimos que enviem um e-mail à respectiva esfera, conforme lista de endereços disponível aqui. Acesse a lista de emails AQUI.
FIQUE LIGADO!
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO MANTENEDORA (APAM-RJ)
E-mail enviado à comunidade escolar e associados
Prezados membros da comunidade da APAM-RJ,
Em virtude do avanço da pandemia de coronavírus, das decisões e orientações governamentais e, em especial, considerando a nossa responsabilidade com o coletivo, seguem as orientações e proposta de encaminhamento de nosso advogado, com a qual a Diretoria da APAM-RJ concorda, em relação à Assembleia Geral Ordinária da APAM-RJ convocada para sábado que vem, dia 21/03/2020.
A reunião da assembleia geral deve ser suspensa quanto a sua realização presencial, evitando, assim, o deslocamento de pessoas, em especial, aquelas que se enquadram no grupo de risco.
Em caráter excepcional, como a situação requer, existe base legal para que a principal decisão, que seria deliberada, o seja por encaminhamento virtual.
O encaminhamento proposto seria o da aprovação de uma extensão do mandato da atual diretoria da APAM-RJ, que vencerá no dia 30/03/2020. Essa extensão de mandato deveria ser, idealmente, adotada até o dia 30/08/2020, quando, estima-se, a situação já esteja mais controlada, permitindo a realização de uma assembleia presencial.
Todas as demais decisões, incluindo a própria eleição da diretoria e do conselho fiscal ficariam adiadas até futuro e oportuno momento, respeitando, assim, o caráter consensual que deve nortear as mesmas. Assim que essa situação excepcional passar, então, seria convocada uma assembleia formal.
Assim, a atual diretoria permaneceria em seus cargos até o dia 30/08/2020, data até a qual deverá ser realizada a Assembleia Geral presencial.
Submetemos essa proposta de encaminhamento aos membros da Assembleia da APAM-RJ, solicitando, então, que, se houver alguma objeção, quem discordar possa se manifestar por e-mail, respondendo ao presente até o dia 20/03/2020.
Entende-se que aqueles que não responderem ao e-mail estarão automaticamente declarando concordar com a proposta acima citada.
Com gratidão,
Diretoria da APAM-RJ
Andréa Blum
Marcia Sousa
Melissa Paro
Plínio Marcos Rodrigues
Stella Maria van Weerelt
RESULTADO DA DUPLA CHECAGEM ÁGUA DAS SEDES
Para uma dupla checagem da qualidade da água, chamamos a equipe de microbiologia da UFRJ para realizar a análise da potabilidade da água nas duas sedes que atestou, através de laudo técnico anexo, que ela se encontra apta ao consumo humano.
Ainda sobre os cuidados com a água, informamos que já foram instalados os filtros de carvão ativado nas caixas d´água nas duas sedes. A instalação foi realizada no ponto de entrada, disponibilizado, assim, água filtrada em todas as bicas e torneiras da escola.
PRAZO DE AFILIAÇÃO À APAM-RJ (Mantenedora da Escola)
Prazo será reagendado e comunicado oportunamente!
Através da aclamação em assembleia, os pais, familiares e apoiadores da Pedagogia e da Antroposofia no RJ têm a possibilidade de se tornar membros efetivos da associação mantenedora da escola. O associado adquire direito a voto nas eleições bienais de Diretoria e Conselho Fiscal e nas votações decisórias dos principais rumos da Escola Waldorf Michaelis e de eventuais outras iniciativas antroposóficas que a APAM venha a apoiar.
ENCONTRO DE FAMÍLIAS
Havendo possibilidade no nosso calendário, reagendaremos o evento. Aos pais novos que precisam ou gostariam de orientações sobre nossa organização e gestão, sugerimos que entre em contato com seu professor de classe, sua madrinha/padrinho/representante de turma ou contate-nos através de um dos emails concernentes. Acesse: LINK DOS EMAILS.
OFICINA: O QUE FAÇO COM ELE(A)?
Alternativas aos meios eletrônicos por uma infância saudável e equilibrada
Evento cancelado!
Devido às medidas tomadas pelas autoridades competentes diante do COVID-19, suspenderemos a realização deste evento por tempo indeterminado. Pretendemos realizar um evento presencial, a ser agendado em data futura. Asseguramos que, diante de eventual indisponibilidade de sua participação na data que virá a ser remarcada, ressarciremos o valor investido para cada participante que assim o desejar. Agradecemos a compreensão e nos mantemos à disposição para dúvidas.
Lincon Guassi – Aulas Fantásticas:: contato@aulasfantasticas.com.br
“Se cada pessoa age por si, cria-se desarmonia. Se, em nosso campo, os indivíduos que atuam a partir de algo não caminham juntos, não se encontram, não surge Antroposofia dentro da humanidade. Antroposofia exige, como um fato, uma real fraternidade humana até as profundezas da alma. Caso contrário, pode-se dizer: um mandamento é a realidade. Na Antroposofia deve-se dizer: ela só cresce com base na fraternidade; ela não pode mesmo crescer de outra forma, a partir de sua natureza, senão da fraternidade, onde o indivíduo dá ao outro o que ele tem e o que pode”.
Rudolf Steiner. Fonte: GA 211, palestra de 11/6/1922 proferida em Viena.
Obrigado!

RESULTADO DA DUPLA CHECAGEM ÁGUA DAS SEDES
PRAZO DE AFILIAÇÃO À APAM-RJ (Mantenedora da Escola)
ENCONTRO DE FAMÍLIAS
OFICINA: O QUE FAÇO COM ELE(A)?