Informes 11/jun 2020

INFORMATIVO MICHAELIS
11 de JUNHO de 2020

www.michaelis.org.br
 
Mês de junho já chegou
Com a minha lanterna eu vou
Pelos campos, pela festa
Eu canto a minha seresta
Balão no céu, fogueira no chão
Eu aqueço o meu coração
E preparo a festa de São João
Milho, canjica, aipim e fubá
É menino São João
Pra gente se alegrar
Noite longa, céu de estrelas
Sonhos bons que anunciam
Luz Divina, a estrela guia
Que nos aquece e alumia
 
Verso de Larissa Mota – Professora do 2º ano do Fundamental

❗ INFORMES EXTRAORDINÁRIOS
Novidade: com áudios dos conteúdos!

 CARTA PARA A COMUNIDADE

Cara comunidade escolar, 

Vimos por meio desta informar sobre a competência e forma de condução de um Plano de Retomada das aulas da Escola Waldorf Michaelis.

A competência do Estado quanto ao Ensino Fundamental diz respeito à legislação e regulamentação escolar. Em relação às determinações de isolamento em virtude da pandemia e a retomada das atividades, a competência é dos Municípios. Desta forma, a determinação de quando as atividades educacionais do Infantil e do Fundamental poderão ser retomadas será da Prefeitura do Rio. (Continua abaixo.)

O que está em vigência hoje é o Decreto do Rio de Janeiro nº  47.488, de 02/06/2020, que define que a reabertura das atividades se dará em 6 fases, dentre as quais as escolas estão escalonadas na Fase 3, a partir de 01 de julho de 2020. Lembramos que os decretos têm sofrido atualizações e reavaliações de forma cada vez mais recorrente, portanto, uma informação pode ser atualizada e redefinida a qualquer momento, diante das decisões que seguem sendo revistas. Por isso, seguimos acompanhando esta demanda diariamente. 

Porém, vale ressaltar, que o calendário escolar é uma atribuição própria de cada escola privada e, nesse sentido, a Michaelis não é obrigada a seguir o Decreto de reabertura. O que não podemos é reabrir antes da data determinada, mas podemos escolher as datas e a maneira de fazer a retomada.

As reflexões e decisões sobre como enfrentar, em nossa comunidade, cada passo desta pandemia já vêm sendo semanalmente realizadas, desde meados de março, e debatidas dentro da Escola Waldorf Michaelis na reunião que denominamos de Interna Ampliada, na qual estão presentes e representadas as três esferas que compõem a organização, a saber, corpo docente, diretoria e gestão da Mantenedora e famílias. Portanto, o Plano de Retomada das Aulas também será objeto de construção coletiva neste contexto. 

A Escola vai cumprir com a carga horária que é obrigada pelos órgãos públicos, porém, vai conduzir a retomada das aulas presenciais não só a luz do Decreto em vigor, mas principalmente com base na decisão deste grupo colegiado, tomando todas as medidas em prol da proteção das crianças e dos colaboradores, e todos mais que os envolvem, e a partir do que entende ser melhor para esta comunidade. 

Começaremos a delinear o Plano de Retomada das atividades, incluindo medidas de segurança, o plano pedagógico e sanitário, com a participação das famílias que se sentirem capazes de ajudar. Quem estiver apto a participar pode procurar o Conselho de Famílias e a Gestão Administrativa para somar esforços (conselho.famílias@michaelis.org.br | gestao@michaelis.org.br).

Aproveitamos para esclarecer o que consta no Decreto em vigor, para informação:

O que diz o  Decreto do Rio 47.488, publicado em 02/06/2020 (Acesse o decreto AQUI e AQUI.)

Um Comitê Executivo foi fixado para colocar este plano em prática e cada fase entra em vigor, a princípio, a cada 15 dias. Mas isso não é certo e nem rigoroso, pois o próprio Decreto prevê critérios a serem avaliados e reavaliados pelo grupo, semanalmente, o que pode ainda mudar as datas de implantação das fases, com passos a frente e, havendo inflexão dos critérios, poderá haver retrocesso de fases. Ou seja, trata-se de datas ainda previstas, mas o Comitê da Prefeitura pode autorizar ou não a implementação da fase seguinte.    

As escolas, a princípio, começam a retomar as atividades na Fase 3, que está prevista para ser implementada a partir de 01/07/2020, segundo o Decreto, em sistema de rodízio, evitando a aglomeração de pessoas, a saber:

Fase 3 (01/07/2020): 

Escolas municipais e privadas abertas para as turmas de 5º 📌e 9º anos. 

Creches municipais e privadas abertas para crianças a partir de 2 anos, mediante a comprovação de que os pais estejam trabalhando.  

Fase 4 (15/07/2020):

Escolas municipais e privadas abertas para as turmas de 1º, 2º, 5º 📌 e 9º anos do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio e Pré-vestibular. 

📌Pré-escolas municipais e privadas abertas 📌.

Creches municipais e privadas abertas para crianças a partir de 2 anos, mediante a comprovação de que os pais estejam trabalhando  

Fase 5 (01/08/2020): 

Escolas municipais e privadas abertas para as turmas de 1º, 2º, 3º,4º, 5º 📌e 9º anos.  

📌Pré-escolas municipais e privadas abertas 📌.

Creches municipais e privadas abertas. 

Fase 6 (15/08/2020):

Escolas municipais e privadas (Ensinos Fundamental e Médio) abertas.

Creches e pré-escolas.

Universidades e Faculdades abertas, em sistema de rodízio, juntamente com o EAD.

Cursos e atividades extracurriculares e complementares (por exemplo:idiomas, música, dança) abertos. 

Voltamos a observar que essas datas ainda são estimadas, pois dependerá de análises semanais que serão feitas pelo Comitê de reabertura da Prefeitura que, então, irá, ou não, autorizar a implementação da fase seguinte. 

E que a decisão de retomada da nossa comunidade será soberana.

Gratos pela atenção

Interna Ampliada da Escola Waldorf Michaelis (reunião com representantes do corpo docente, gestão, diretoria e famílias)

Áudio da Carta para a comunidade – Leitura feita por Andréa Blum

NOVIDADES NO NOSSO PEDAGÓGICO

Reuniões – Encontros – Atendimento às famílias. (Leia abaixo.)

“Duas graças

Há no respirar:

Inspirar o ar e dele se livrar.

Inspirar constrange,

expirar liberta.

Tão lindo é feito da vida uma mescla.

Agradece a Deus quando ele te aperta,

e agradece de novo quando te liberta.”

Goethe

Caros responsáveis,

No próximo dia 13 de junho, completaremos o terceiro mês de quarentena. Nessa nova perspectiva de ensino remoto, seguimos dando passos, construindo e avaliando estratégias pedagógicas para oferecer às crianças, mesmo à distância, alimentos que possam nutri-las e fortalecê-las nos aspectos físico, emocional e cognitivo.

REUNIÕES :: “COLHEITAS”

Em relação as nossas reuniões com os responsáveis, nomeadas de Colheitas, gostaríamos de expor aqui a organização dos encontros dos meses de junho e julho:

  • 19 de junho – recesso escolar
  • 26 de junho – 08h30 às 10h – uma reunião coletiva de todas as turmas, que contará com a presença dos professores de classe e de matéria e também do tutor do Fundamental, Emerson Rocha.
  • 10 de julho – reuniões com as turmas do 1⁰, 2⁰ e 3⁰ anos
  • 24 de julho – reuniões com as turmas do 1⁰, 2⁰, 3⁰, 4⁰ e 5⁰ anos
  • As reuniões das turmas do 4⁰ e 5⁰ anos passarão a ser mensais, sempre na última sexta-feira de cada mês, enquanto as reuniões das demais turmas continuarão sendo quinzenais. Essa mudança na frequência aconteceu, pois observamos que as crianças do 4⁰ e 5⁰ anos, por serem maiores, estão seguindo as tarefas com menos necessidade de um acompanhamento tão presente dos adultos, diferente das demais turmas.


ENCONTROS :: “SEMEADURA”

Daremos também, ainda nesse mês, um novo passo em relação à comunicação dos professores de classe com as crianças das turmas do 4⁰ e 5⁰ anos, marcando um encontro virtual, com cada turma, em caráter ainda experimental.

Essa decisão foi tomada a partir de profundas reflexões, levando em consideração os prejuízos que o longo tempo de distanciamento presencial impõe à criança, e a nossa clareza do impacto da ação das mídias eletrônicas sobre elas.

Acreditamos que o ideal é que crianças não tenham acesso livre à tecnologia, respeitando as idades e habilidades necessárias para tal. Entretanto, temos consciência que no mundo de hoje, isso é praticamente inviável e que, devido ao longo tempo de isolamento social imposto pelas circunstâncias, sem garantias de certeza de um retorno físico à escola, pelo menos por enquanto, chegou o momento de flexibilizar nesse ponto e experimentar, com cautela e atenção, esse canal de comunicação.

Faremos isso apenas com as crianças do 4⁰ e 5⁰ anos, que estão na metade do segundo setênio e já passaram pelo “rubicão”, ganhando outra qualidade de percepção de si mesmo e de sua individualidade, como também, a percepção do grupo como coletivo. Lembramos, entretanto, que são crianças ainda, por isso precisam do EU de um adulto perto, para que as apoiem quando precisarem.

Esses encontros, que estamos chamando de Semeadura, acontecerão na segunda-feira, dia 22 de junho. O horário de cada reunião e o ambiente online serão informados pelo professor de classe aos responsáveis de cada turma.

Entretanto, para que essa reunião ocorra de maneira proveitosa, daremos aqui algumas recomendações importantes aos responsáveis:

  • É importante que tenha um adulto por perto para apoiar a criança, caso se faça necessário;
  • Dê preferência para a tela de um computador, ao invés do celular, evitando assim desvios de atenção (mensagens e outros atrativos dos celulares), além de ser maior, com melhor amplitude na visão;
  • Posicione a câmera de modo que o professor possa ver a criança por inteiro. Dos pés à cabeça. É importante que a criança não fique perto da tela, mas no centro de um espaço livre (quarto ou sala);
  • Teste previamente o áudio do aparelho para certificar que a criança, mesmo com certa distância, conseguirá escutar o que o professor está dizendo;
  • É importante que, dentro do possível, não haja barulhos no ambiente, nem tampouco estímulos visuais que possam competir com a imagem e fala do professor.

Nosso desejo é que esse encontro possa trazer para além da alegria de ver a imagem física do professor e dos amigos da classe, uma qualidade nutritiva para elas, com movimento, verso, ritmos de expansão e contração, ação e pausa, propiciando assim um respirar saudável, pleno e revigorante.  

ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Por fim, comunicamos uma mudança no horário oferecido em março, ainda no início da quarentena, para atendimento às famílias, para tirar dúvidas das tarefas, envio de materiais e outras questões. Com o passar das semanas, percebemos que as famílias e as crianças já estão bem mais adaptadas à realidade do ensino remoto e, com o aumento da carga-horária dos professores, com os telefonemas semanais dados a todas as crianças, sentimos a necessidade de rever esses horários.

Portanto, a partir do dia 22 de junho, na volta do recesso escolar, os professores estarão disponíveis para contato com os responsáveis entre 07h30 e 12h30, e não mais até 18h, como antes.

Agradecemos a compreensão, confiança e parceria presentes entre Corpo Docente e famílias, necessária para o caminhar juntos nesse momento tão desafiador!

Corpo docente do Ensino Fundamental da Escola Waldorf Michaelis

Áudio das Novidades no nosso Pedagógico – Leitura feita por Andréa Blum

 DESCONTOS NAS MENSALIDADES ESCOLARES –  LEI 8.864/2020 

Detalhes sobre a aplicabilidade dos descontos obrigatórios previstos pela Lei. (Leia abaixo.)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, promulgou, em 04/06/2020, a Lei 8.864/2020, que trata da concessão de descontos nas mensalidades escolares durante o período de calamidade pública decretado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro em virtude da pandemia da Covid-19.  Leia o Decreto AQUI.

Seguem alguns detalhes sobre a aplicabilidade dos descontos obrigatórios previstos pela Lei:

(a) O percentual de redução previsto em Lei para instituições sem fins lucrativos é de 15% sobre a diferença entre o valor da mensalidade praticada e o limite da faixa de isenção (R$ 350,00) fixado no Inciso I do Artigo 1º, sendo aplicável às famílias que pagam a integralidade das mensalidades, não se aplicando às famílias que já possuem desconto igual ou superior a 15%;

(b) A Lei determina não conceder o desconto para as famílias que estejam com duas ou mais mensalidades em atraso. Como sempre, estamos abertos a negociações;

(c) O desconto sobre as atividades extracurriculares (Oficinas, Almoço, turnos Ampliado e Integral) é de 30% e, da mesma forma, não se aplica às famílias que já possuem desconto sobre tais rubricas de percentuais iguais ou acima de 30%;

(d) As famílias que preenchem os critérios para incidência do desconto previsto em Lei receberão um e-mail para que se manifestem formalmente se optarão pela execução da norma ou se manterão o pagamento integral, renunciando ao desconto;

(e) Aos que preenchem os critérios de desconto também é possível escolher por desfrutar somente de uma parte (como forma de apoio recíproco com a organização escolar).

(f) As famílias que optarem por desconto e já tiverem efetivado o pagamento da mensalidade do mês de junho/2020 terão o crédito correspondente devidamente compensado no boleto do mês julho/2020.

Cabe mencionar que a “Mesa de Negociação”, prevista pela Lei 8.864/2020, contando com membros de todas as esferas da Escola (famílias, corpo docente, administrativo e mantenedora) já existe em nossa comunidade por meio da Comissão de Práticas Econômicas, que atualmente é composta pelas três esferas da escola (Representante do Conselho de Famílias – Haydeé Cunha, Representante dos Docentes – Marília Felicíssimo, Representante da Mantenedora – Stellla Maria van Weerelt, e da gestão escolar – Alessandra Clóvis  (conforme o artigo 2º. da citada Lei). Comissão esta que está aberta, durante a vigência desta Lei, caso mais alguém tenha o desejo de participar da mesa de negociação.

O impacto desta Lei em nossa saúde financeira é muito crítico (aproximadamente de R$ 14 mil mensais), caso todos os membros abrangidos pela norma optem pela integralidade dos descontos. Mesmo com todas as contenções orçamentárias e incentivos que já alcançamos, as reduções elevarão ainda mais nossa necessidade de captação financeira até dezembro de 2020 – já consolidada no valor de aproximadamente R$ 400 mil (conforme demonstrado em nosso último Retiro de Orçamento no dia 09/05/2020).

Como é de conhecimento de todos, não temos reservas financeiras ou sedes próprias; nossa receita provém das mensalidades e em sua totalidade é destinada ao pagamento salarial dos funcionários, prestadores de serviços, aluguéis, encargos, entre outros.

 

Por isso, pedimos às famílias, carinhosamente, que reflitam sobre o que for possível fazer para manterem o pagamento integral de suas mensalidades e também às famílias que já têm algum desconto se podem reconsiderar alguma fatia.

Diante das circunstâncias, difíceis para todos, é preciso que nos fortaleçamos ainda mais como comunidade associativa. Temos convicção de que só o caminho da união, da cooperação mútua e da compaixão nos fortalecerá!

Estamos sempre disponíveis ao diálogo através do e-mail praticaseconomicas@michaelis.org.br.

Quaisquer dúvidas e/ou esclarecimentos, entre em contato conosco!

Gestão e Diretoria da Mantenedora da Escola Waldorf Michaelis

 

Áudio sobre o Desconto nas Mensalidades – Leitura feita por Andréa Blum

AGENDA –  11 a 18 de JUNHO

 11/JUNHO – QUINTA  – FERIADO DE CORPUS CHRISTI 

 12/JUNHO – SEXTA – RECESSO – Não haverá reuniões de turma do Fundamental 

☀  15/JUNHO – SEGUNDA – 8h30 às 10h –  REUNIÃO DE PRÁTICAS ECONÔMICAS | TRAVESSIA DA PANDEMIA

Troca de ideias e planos de ação para atravessarmos a crise da pandemia e alcançarmos nossa meta até o final do ano (posição atual: necessidade de captação de cerca de R$ 400.000,00). Participe! A escola somos nós!

Link Zoom: https://us02web.zoom.us/j/9520144361?pwd=OWdtZU9jbkNKQmhYdjdmaE5YOEF1Zz09 – ID da reunião: 952 014 4361 – Senha: apam2020

 15 a 19/JUNHO – SEMANA DE RECESSO: MUDANÇA DO CALENDÁRIO ESCOLAR 2020

As três semanas de recesso do meio do ano, inicialmente planejadas para julho, foram redistribuídas da seguinte forma:

 

🍁 Antecipação de uma semana do recesso de julho para o mês de junho, para acontecer entre 15 e 19 de junho, logo após o feriado de Corpus Christi.

🍁 Realocação das demais semanas de recesso, antes previstas para julho, para acontecerem no período de 27 de julho a 07 de agosto.

Reiteramos que nossa escola cumpre 1000 horas letivas anuais, tendo a obrigatoriedade legal de 800 horas, e que estas mudanças no calendário não trarão quaisquer prejuízos ao referido tempo previsto de aulas.

 
 

AGENDA – FIM DE SEMANA PÓS-RECESSO

👪  20/JUNHO – SÁBADO – 15 h – REUNIÃO DO CONSELHO DE FAMÍLIAS

 Participe do debate sobre a retomada das aulas | conselho.familias@michaelis.org.br

 21/JUNHO – DOMINGO – 16h30 às 18h VIVÊNCIA DE SÃO JOÃO – Com o Ramo Rudolf Steiner Rio de Janeiro

Programação: Cantoria com acordeão, sugestões para a montagem de uma mesa de época junina com as jardineiras Renata Oliveira e Isabel Santos, palestra sobre a mensagem de João na perspectiva antroposófica com Rosemarie Jungen e muito mais!

Evento gratuito com contribuição livre e consciente. As doações deste evento serão destinadas 100% ao “Fundo Michaelis”. Agradecemos a todos pela solidariedade e amparo à Escola neste período de dificuldade financeira que atravessamos.

Segue em anexo o link do Zoom para a palestra:
https://us02web.zoom.us/j/84359279146?pwd=VytCb2JzQUJ1eURtYjg1OHVkTmtKUT09

🔹 Solicitamos que o depósito seja feito acrescentado de 03 centavos para facilitar na identificação do evento (Ex: 50,03).

Banco Itaú (341)
Ag. 0842 – C/C 41793-3
CNPJ 04.003.704/0001-79
ASSOC PEDAGÓGICA ANTROPOSÓFICA MICHAELIS DO R

O QUE VEM POR AÍ

 A PARTIR DE 22/JUNHO – SEGUNDA – NOVO HORÁRIO DE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO AOS PAIS DO FUNDAMENTAL – 7h30 às 12h30 de segunda a sexta, exceto feriados

 22/JUNHO – SEGUNDA- 1ª REUNIÃO ON LINE “SEMEADURA” – Professores e alunos do 4º e 5º anos (horário e link a ser informado diretamente às turmas)

👪 26/JUNHO – SEXTA – 08h30 às 10h – REUNIÃO COLETIVA DE TODAS AS TURMAS DO FUNDAMENTAL – Pais e professores, com a presença do tutor Emerson Rocha.

 27/JUNHO – SÁBADO – RETIRO DE ORÇAMENTO – Importantíssimo – Reserve a data!

 02/JULHO – QUINTA – CONEXÃO FRATERNA MICHAELIS|ANTROPOSOFIA Terapias externas: Compressas e escalda-pés como forças sanadoras, com Rosemarie Jungen. Reserve a data!

👪 – 04/JULHO – SÁBADO – 15hs – REUNIÃO QUINZENAL DAS FAMÍLIAS E PROFESSORES – BERÇÁRIO & MATERNAL

10/JULHO – SEXTA – REUNIÃO QUINZENAL DAS TURMAS do 1⁰, 2⁰ e 3⁰ anos – Pais e professores

24/JULHO – SEXTA –REUNIÃO MENSAL do 4⁰ e 5⁰ anos (❗ Agora mensal!) + REUNIÃO QUINZENAL do 1⁰, 2⁰ e 3⁰ anos – Pais e professores

ACONTECEU

 LINKS DAS GRAVAÇÕES: CONEXÃO FRATERNA MICHAELIS | ANTROPOSOFIA – Ciclo de Palestras: Cuidados com a saúde em tempos de pandemia

Com dr. Darlan Schottz Ferreira (médico antroposófico e escolar).

(Acesse as gravações abaixo, no Acesse os links aqui).

📌 VIROSES, infecções de vias respiratórias e saúde.

https://drive.google.com/file/d/1PMH6OiakSt-XVuBkwsFajdVwmNmlWDD5/view?usp=drivesdk

📌PREVENÇÃO, estímulo à saúde.

https://drive.google.com/file/d/1FrdmEorJWAbQQClo27-M_rZ0dZ9U2_Lb/view?usp=sharing

📌 TRATAMENTO, sinais clínicos, febre e cuidados domiciliares.

https://drive.google.com/file/d/17aWqBbu-Suc7iteDmisOTD2qk8a7Yuai/view?usp=sharing

Vídeo D. Cadu

https://drive.google.com/file/d/1dR5DFgadEiSLy4K2wGGOK2egS0N7sVRV/view?usp=sharing

Quem quiser e puder realizar alguma doação para o “Fundo Michaelis”, seguem nossos dados bancários. Solicitamos o acréscimo de 01 centavo ao valor escolhido para facilitar na identificação do evento (Ex: 50,01).

Banco Itaú (341)
Ag. 0842 – C/C 41793-3
CNPJ 04.003.704/0001-79
ASSOC PEDAGÓGICA ANTROPOSÓFICA MICHAELIS DO RJ

Agradecemos imensamente a todos pela solidariedade e amparo à Escola neste período de dificuldade financeira que atravessamos e ao dr. Darlan por sua generosidade e pelos conteúdos riquíssimos conosco compartilhados! 

FIQUE LIGADO!

 PREMISSAS E PLANOS DE AÇÃO DA CRISE DA PANDEMIA

☀ Desdobramentos semanais, inteire-se!
 

Premissas:

  • Basear-nos nos princípios Antroposóficos da trimembração social;
    Não rescindirmos contratos de funcionários e prestadores de serviços;
    Evitarmos suspensão de benefícios dos funcionários, com exceção do vale-transporte;
    Mantermos o espírito fraterno e solidário junto aos colaboradores e famílias;
    Mantermos o canal aberto com as famílias através da comissão de Práticas Econômicas;
    Acompanharmos e avaliarmos o plano de ação semanalmente (Veja também “Encontros para travessia da pandemia” na sessão FIQUE LIGADO!)
    Apoiar a sustentação mínima dos prestadores de serviço.

Planos de ação:

EM ANDAMENTO:

  • Prorrogação do pagamento do FGTS; ✔️
  • Suspensão do vale transporte; ✔️
  • Redução de custos administrativos: refeições e lanches; ✔️
  • Renegociação dos aluguéis das sedes: descontos a partir de maio/2020; ✔️
  • Adiamento do aumento salarial de 2% e dos aumentos do vale alimentação e do vale refeição; ✔️
  • Fortalecimento da rede de apoio da comunidade (CONEXÃO FRATERNA MICHAELIS, Participe você também!); ✔️
  • Aplicação MP-936 – Benefício emergencial do governo: maio/junho/julho; ✔️
  • Renúncia temporária pelas respectivas famílias de 10% de desconto da mensalidade do segundo irmão: adesão de 4 famílias. ✔️
  • Pagamento integral do IPTU para obtenção de desconto. ✔️
  • Constituído o Fundo Michaelis (com doações recebidas) ✔️
  • Em execução: Tomada de empréstimo através da linha de crédito emergencial do governo.
  • EM ESTUDO: Campanha de doação coletiva, abrangendo a comunidade da Michaelis, os associados da APAM-RJ (mantenedora de nossa escola), amigos da Antroposofia no Rio de Janeiro etc. a fim de obtermos cotas para captação de recursos para nossa instituição (e, talvez, para outras iniciativas Waldorf no Rio de Janeiro).
 

SEGUNDAS, de 8h30 às 10h – ENCONTROS DE PRÁTICAS ECONÔMICAS | TRAVESSIA DA PANDEMIA

Troca de ideias e planos de ação para atravessarmos a crise da pandemia e alcançarmos nossa meta até o final do ano (posição atual: necessidade de captação de cerca de R$ 400.000,00). Participe! A escola somos nós! (praticaseconomicas@michaelis.org.br | gestao@michaelis.org.br)

Link Zoom: https://us02web.zoom.us/j/9520144361?pwd=OWdtZU9jbkNKQmhYdjdmaE5YOEF1Zz09

ID da reunião: 952 014 4361 – Senha: apam2020

 SOMOS GRATOS 

A todos que permanecem vinculados à escola e confiantes na superação do momento em que vivemos; aos que estão hoje conseguindo quitar as mensalidades integralmente (exercendo uma ação solidária com toda a comunidade); a todos que estão em permanente doação para a travessia da nossa associação com saúde nesta pandemia; a todos que doam recursos à escola.

  E você, se sente atendido? Caso necessite, entre em contato com praticaseconomicas@michaelis.org.bro

 APOIE A ESCOLA WALDORF MICHAELIS

Ajude a levantar fundos para a Escola Waldorf Michaelis. Acesse seus contatos e articulações possíveis, traga ideias e alternativas. Contate: praticaseconomicas@michaelis.org.br | gestao@michaelis.org.br.

 Para ministrar eventos da CONEXÃO FRATERNA MICHAELIS e outras doações acesse o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWD5GIy9EOuiIhN_lnXFrhzl8FqdcIt0SruBJA2YLFK8Stsg/viewform

 CONEXÃO FRATERNA MICHAELIS

Durante o período de isolamento social, abrimos um espaço virtual para que famílias, amigos e colaboradores da Michaelis possam, a partir de seus trabalhos, doar afeto, amor e dedicação à comunidade.

Assim, nesse momento tão desafiador que estamos atravessando, podemos nos sentir acolhidos, apoiados, caminhando juntos.

Agradecemos a todos por doarem seu tempo e seus saberes para nós.

A partir das doações que surgirem desses encontros, criaremos um fundo de apoio a escola e às famílias da nossa comunidade.

Participe da Conexão Fraterna Michaelis!

  • CONEXÃO FRATERNA MICHAELIS  | ANTROPOSOFIA (temas relacionados a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf) 
  • CONEXÃO FRATERNA MICHAELIS | FAMÍLIAS (temas diversos)

 Para ministrar eventos inscreva-se através do formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWD5GIy9EOuiIhN_lnXFrhzl8FqdcIt0SruBJA2YLFK8Stsg/viewform

 DEZ PRINCÍPIOS PARA A EDUCAÇÃO NO MUNDO DIGITAL

Observando os “Dez Princípios para a Educação no Mundo Digital” e a declaração relativa à infância saudável “Telas e dispositivos digitais – Navegando nas ondas da tecnologia para uma infância saudável”*(acesse aqui) estruturamos o desenvolvimento das atividades escolares durante a quarentena através do envio do ritmo mensal da Educação Infantil e de atividades e tarefas diárias do Ensino Fundamental pelos professores aos pais através das ferramentas digitais disponíveis. Foi estabelecida a rotina de reuniões de classe quinzenais/mensais, às sextas-feiras, on line, dos docentes do Fundamental com os pais de suas turmas para acompanhamento das tarefas de casa.

*Fonte: FÓRUM INTERNACIONAL DO MOVIMENTO DA PEDAGOGIA WALDORF (antigo Círculo de Haia), órgão criado pela Seção Pedagógica do Goetheanum (2016 a 2019).

 CARTA DO CORPO DOCENTE AOS PAIS, RESPONSÁVEIS E TODA A COMUNIDADE

Um documento vivo, muito refletido e bem redigido sobre as premissas do nosso pedagógico na quarentena. Acesse-o AQUI.

 LINKS DAS REUNIÕES DE TURMA DO FUNDAMENTAL – Pais e professores 

Reuniões restritas aos adultos.

Quadro de horários e links de acesso (1º, 2º e 3º ano (quinzenais, a partir de 10 de julho) | 4º e 5º anos (mensais, a partir de 24 de julho). Acesse o quadro abaixo:

 

1ano – 08h/08h40 https://us02web.zoom.us/j/82331526391?pwd=cFA0d000VFAxNVMrcWF2eTdJTVNyUT09
2ano – 11h/11h40 https://us02web.zoom.us/j/89771080040?pwd=Rm5oYUIyOWg5TTFMbnNDNnlPM25Wdz09
3ano – 10h/10h40 https://us02web.zoom.us/j/86522360410?pwd=bVE5TFV5UG03L2FUMnlhV1pmNVgzQT09
4ano – 12h/12h40 https://us02web.zoom.us/j/86117380792?pwd=K01OKy90V2t0eEN4TVdtajM0OTJEdz09
5ano – 09h/09h40 https://us02web.zoom.us/j/87114519693?pwd=SnBxYThoaWJCQVdoQzVnaTI5R3FGZz0

Os professores, de classe e de matéria, estão disponíveis diariamente para retornos e trocas com as famílias de 7h30 às 12h30h (respeitando os recessos e feriados apontados em nosso calendário escolar e considerando que o corpo docente encontra-se em reunião nas tardes de terça, quarta e quinta e às sextas quinzenalmente de manhã).

 PEDAGÓGICO: TABULEIRO DA MATEMÁTICA

O tabuleiro da matemática foi uma proposta lúdica, sugerida pela professora do 2º ano, Larissa Mota, de que cada aluno construísse um jogo com cenas, personagens e desafios a serem percorridos e superados pelo lançamento dos dados e pela contagem de números. As crianças amaram a atividade, que resultou em momentos de alegria com a família.

Jogo feito pela aluna Lia Branco Hirsch Joffily. 
Nossos livros de escola glorificam a guerra e escondem seus horrores. Eles incutem ódio nas veias das crianças. Eu preferiria ensinar paz do que guerra. Eu preferiria incutir amor do que ódio.  

Albert Einstein

 

Obrigado!



Realização: Comissão de Comunicação
Sugestões: comunicacao@michaelis.org.br