5/MAR 2021
Querida Comunidade Michaelis,
O Corpo Docente e a Comissão de Biossegurança entendem que a escola é serviço essencial e promotor de saúde para as crianças e famílias, portanto deve permanecer aberta enquanto os órgãos governamentais estiverem autorizando seu funcionamento.
Entretanto, entendemos e acolhemos a apreensão e cautela das famílias que preferirem manter as crianças em casa. Nosso esforço para promover saúde e aulas com qualidade, remotamente, seguirá firme.
Até agora o caminho permanece o de promover um ambiente com protocolos rígidos e comprometimento contínuo com a atenção aos mesmos. Definimos hoje em reunião a contratação de uma médica infectologista que passará a apoiar com ainda mais clareza e rigor os atos da Comissão no cuidado da comunidade escolar.
No momento, temos uma classe suspensa, a turma do quarto ano do fundamental. A decisão se deu pois o professor desta classe, testou positivo ( sendo afastado desde o primeiro dia de sintoma) e por uma criança apresentar sintomas também alguns dias depois. Dois casos no mesmo grupo justificou a suspensão da classe. Após a suspensão, os sintomas desta criança se confirmaram como caso positivo. Nenhuma outra criança apresentou sintomas. Já estamos no décimo dia de afastamento do professor.
Caso a recomendação dos órgãos competentes seja o fechamento das escolas, acataremos a decisão. Entretanto, aguardamos, com esperança, que serviços não essenciais sejam fechados e fiscalizados para que os números de casos baixem, a população esteja mais preservada e que possamos manter a escola aberta e as crianças possam frequentá-la com as famílias e funcionários sentindo-se mais seguros.
Um caloroso abraço, cheio de cuidado e esperança.
Comissão de Biossegurança