RELATO: PALESTRA “A FASE DO RUBICÃO” COM MARIA CECÍLIA MORAES ANTUNES

Relato da professora Jeane Alves Maciel sobre a palestra ocorrida nesta quarta feira 22/set e organizada pela Escola Waldorf Angelim

A Escola Waldorf Angelim realizou na noite do dia 22/SET/21, uma palestra intitulada: A Fase do Rubicão – os Nove Anos.

A docente de formação em medicina antroposófica (ABMA) e pedagogia curativa Maria Cecília Moraes Antunes foi a convidada.

Foi um momento muito rico e nos trouxe informações preciosas na fala da palestrante e também nas contribuições das pessoas presentes.
Ela falou das mudanças ocorridas nessa fase e como devem ser conduzidas com base no ser humano trimembrado.

Agora, aos nove anos o EU domina a organização física. Aqui também o sistema digestivo está finalizando seu amadurecimento e é comum que crianças apresentem pressão na cabeça, dores de barriga surpresas, febre alta e tudo sem quadro clínico que justifique tais sintomas.

A palestrante nos falou da importância de ajudar a criança a atravessar essa fase tão especial. Saindo do paraíso e se deparando com um mundo onde nem tudo é admirável e belo. Então, temos os mais variados questionamentos e críticas verbalizados diariamente e repetidamente. Nesse atravessar, se perde e se ganha. Exemplifica-se pela troca dos dentes e lampejos de puberdade.

Foram citados muitos exemplos de questionamentos e da dificuldade que nós adultos temos diante desses ocorridos.

Uma forma de contribuir está na vivência plena do currículo do terceiro ano que traz as construções e as profissões rudimentares. Cada criança cria a imagem da casa que gostaria de ter depois de conhecer as várias construções.

Outro ponto comentado por Maria Cecília, foi sobre o prejuízo da intelectualização precoce e o espaço que as telas e games têm ganhado no contexto de pandemia que vivemos.

Nessa fase que se revelam preocupações e medos: Como medo de escuro, da morte…

Um apoio vem das histórias curativas. A docente citou o conto João de Barro. (Contos dos Irmãos Grimm).

Para finalizar, a valiosíssima compreensão dos temperamentos. Assim como, alimentar corretamente o físico, o anímico e o espiritual. Dialogando com muita clareza, compreendendo as críticas, aprendendo com os erros, sem enfrentamentos desnecessários.

NOTA DO INFORMES: Recebemos a indicação para esta palestra em cima da hora, e por isto ela pôde ser divulgada apenas no próprio dia diretamente pelos grupos de WhatsApp das turmas. A equipe do Informes está atenta para informar mais eventos ricos como este para todos, com mais antecedência sempre que possível!