A CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR – SÉRIE PEDAGOGIA WALDORF – PROF. ALINE – PARTE 7

Você tem curiosidade em conhecer a Pedagogia Waldorf? Então, aproveita!
Nesta série de postagens de textos da Professora ALine contamos como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral.

 

A CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR - Parte 2

– Aspectos da maturação escolar

Dando continuidade à postagem passada, apresentamos características
além da troca da dentição que devem ser estudadas e observadas na criança desde o
início de seu provável último ano no jardim. Eis algumas delas:

– O estabelecimento de uma meta é introduzido na brincadeira, a criança propõe-se a
uma tarefa, o que demonstra o aparecimento de uma vontade intencional;

– Manifesta certo tédio da rotina do jardim, pois deseja aprender coisas novas e vivenciar outros desafios;

– Perde os detalhes do corpo de bebê como a barriguinha, o beicinho, as covinhas dos
dedos das mãos, parte das características físicas herdadas dos pais e ganha altura, a
forma no arco dos pés, a curvatura na coluna (que cria certa cintura e abre os  ombros), o rosto alonga e muda de expressão;

– Nascem os primeiros molares permanentes e em seguida inicia-se a troca pelos
incisivos centrais inferiores e superiores, consecutivamente;

– Realiza muitas façanhas: a mão consegue tocar a orelha do outro lado, passando por cima da cabeça; anda em linha reta; agarra uma bola quando jogada; pula com um pé só ou com os pés juntos; joga bola ou pula corda com ritmo e falando um verso; sobe escadas com pés alternados;

– Aparece a divisão entre céu e terra nos seus desenhos;

– Reconta uma história de memória;

– Na fala utiliza-se todos os fonemas da língua materna.

.

Texto: professora Aline Aparecida