Você tem curiosidade em conhecer a Pedagogia Waldorf? Então, aproveita!
Nesta série de postagens de textos da Professora ALine contamos como a Pedagogia Waldorf enxerga o ser humano e atua em seu desenvolvimento integral.
A CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR - Parte 1
“Devem, portanto, prestar atenção no momento em que ela passa pela troca dos dentes e […] quando, pouco a pouco, a curiosidade e o anseio de saber vêm à tona – e em como devem então ser cuidadosos e cheios de tato […].”
Rudolf Steiner
.
Enquanto educadores, precisamos conhecer antropologicamente o desenvolvimento infantil e aguçar nossa sensibilidade para perceber as várias transformações e mudanças que acontecem com as crianças neste período de transição entre o Jardim de Infância e o Ensino Fundamental. Através de nosso interesse vivo pelo que desperta na criança, deveremos guiar nosso trabalho em seu processo de escolarização.
Como citado anteriormente, com a chegada do 2o setênio e o corpo físico devidamente estruturado, abre-se espaço para que algo novo possa ocorrer: a escolarização da criança. Anuncia-se o tão ansiado 1o ano escolar, onde a criança começará a ser apresentada ao mundo através dos letras e dos números, o ano da alfabetização. Mas, para que o conhecimento aconteça de forma sadia, é preciso observar características que demonstrem que a criança está no momento correto para tal. A troca da dentição
de leite é a característica mais destacada e além dela, há muitas outras que devem ser estudadas e observadas na criança desde o início de seu provável último ano no jardim.
Na próxima parte abordaremos mais sobre elas. Não perca!
Texto: professora Aline Aparecida