03 de ABRIL 2021
Prezada comunidade,
A Comissão de Biossegurança sentiu a necessidade de informar que, desde a retomada das aulas presenciais em outubro de 2020, apesar de termos a identificação de somente 5 crianças da escola positivas ou provavelmente positivas para Covid-19, tivemos 16 casos de trabalhadores com a infecção, incluindo um caso de reinfecção. Durante o acompanhamento dos casos na comunidade, ficou também evidente a desigualdade de condições de assistência entre as famílias e os trabalhadores da escola, o que os coloca em uma situação de maior vulnerabilidade.
A partir de tais dados, do boletim atualizado da Fiocruz e do crescente número de casos na cidade do Rio de Janeiro, seguiremos com o acompanhamento remoto até terça-feira, 06/ABR, desenvolvendo as atividades de acordo com o planejamento de cada segmento e cada turma. Nesta data, com mais informações, faremos nova avaliação e recomendação quanto ao funcionamento presencial nos demais dias da semana.
Ainda nesta semana nossa comunidade apresentou diversos casos suspeitos, os quais estamos acompanhando. Reiteramos a todos o pedido de que, em qualquer caso de aparecimento de sintomas ou confirmação da COVID-19 na criança ou em contato próximo, tal informação chegue para a biossegurança através do nosso e-mail. Não se trata apenas de uma regulação na entrada ou não no espaço escolar, mas de um mapeamento dos contágios já ocorridos na comunidade, o qual possibilita melhor estudo dos futuros casos de suspeita.
biosseguranca@michaelis.org.br
Link para o boletim atualizado:
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/boletim_extraordinario_2021-marco-30-red.pdf