No mês da consciência negra, o corpo pedagógico em parceria com o Conselho de famílias segue firme na construção de uma escola engajada nas práticas antirracistas.
O Corpo Docente tem se debruçado sobre a temática racial através de cursos, palestras e estudos nas reuniões Gerais semanais.
Após todo o corpo pedagógico adquirir o livro Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, nas Reuniões Gerais semanais deu-se início o estudo do livro citado.
Esta semana, seis professores representando o Infantil e o Fundamental participaram do curso “Saberes e fazeres africanos e afrodiaspóricos na pedagogia Waldorf”, com Carol Oliveira e Dani Caetano.
Os seis professores receberam bolsas para participar do curso custeadas pelo Conselho de Famílias para participação no curso.
Gostaríamos de compartilhar então, o livro estudado e o movimento Balaio Antroposófico.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. Companhia da Letras, 2019.
DJAMILA RIBEIRO nasceu em Santos, em 1980. Mestre em filosofia política pela Unifesp e colunista do jornal Folha de S.Paulo, foi secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Pólen, e é autora de O que é lugar de fala (2017) e Quem tem medo do feminismo negro? (2018).
Balaio Antroposófico
No mês da consciência negra, Balaio Antroposófico e Escola Livre-ERER apresentam o curso:
Saberes e fazeres africanos e afrodiaspóricos na pedagogia waldorf com Carol Oliveira e Dani Caetano.
Um curso que traz o objetivo de demonstrar a compatibilidade dos valores civilizatórios afro-brasileiros com a Pedagogia Waldorf através de elementos da cultura africana e possibilidades de fazeres desses conhecimentos. Expandir os saberes do continente africano, em busca de valorização, reconhecimento e reparação aos negros da diáspora no Brasil.
Carolina dos Santos de Oliveira
Carol Oliveira é designer, historiadora, professora waldorf, mestre em educação pela FaE/UFMG na área da Educação das Relações Étnico-Raciais, com experiência em formação de professores para aplicação da lei 10.639/03, implantação da legislação da ERER e autora do livro: “Adolescentes negras”. Ambas trabalham como consultoras das Relações Étnico-Raciais e coordenam a Consultoria Escola Livre – ERER.
Daniele Laurinda Caetano
Dani Caetano é pedagoga com especialização em História, Cultura Indígena e Afro-brasileira. Também tem formação em gestão de negócios pelo IBMEC. Possui ampla experiência em empresas.
É professora de educação infantil da PBH, trabalha a lei 10.639/03 e formação de professores. Integrante do núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais de Belo Horizonte.
Para maiores informações acesse:
Instagram Balaio Antroposófico
site http://sites.google.com/balaioantroposofico.com/saberesefazeres/página-inicial