INFORMATIVO MICHAELIS
16 de ABRIL de 2020
www.michaelis.org.br
As telas são mortas, são brinquedos mortos e a criança se impregna deles, podendo se desenvolver menos motora e mentalmente. (…) As pessoas estão ficando viciadas nas substâncias internas que são produzidas pela excitação dos meios digitais (Trechos do resumo da palestra de Darlan Schottz).
Querida Comunidade Educadora Waldorf Michaelis,
O informativo desta semana traz o resumo da palestra “A Influência do Mundo Digital na Infância”, ministrada pelo médico antroposófico e escolar Darlan Schottz (Ver a sessão ACONTECEU). Conteúdo riquíssimo – digno de ser lido, relido, debatido e aprofundado neste momento de pandemia e de confinamento, no qual estamos nos conectando massivamente via digital, concomitante a uma ampliação da consciência global.
A educação deve ancorar firmemente as crianças em si próprias e no mundo, de maneira que elas aprendam a usar as mídias de maneira autônoma e reflexiva.
Boa leitura!
* Imagem: Schutterstock. Contida na capa do livro “Renovando a Escola” de Torin M. Finser, 1ª ed., Antroposófica: São Paulo, 2014. Projeto Gráfico: Raul Gonzalez!”
AGENDA DE 16 a 23/ABRIL
É AMANHÃ! 17/ABRIL – SEXTA – REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL – Pais e professores de cada turma
Durante a quarentena os professores do Ensino Fundamental estão fazendo reuniões de classe semanais, on line, às sextas, com os pais de suas turmas para acompanhamento das tarefas de casa. Essa troca é fundamental para nortear, semana a semana, o caminho pedagógico que o corpo docente vai seguir nesse período.
Ressaltamos que as reuniões são restritas aos adultos e acontecerão dentro do horário estipulado para cada turma, pois além dos professores de matéria participarem de todas elas, a plataforma utilizada – Zoom – não comporta duas reuniões em um mesmo horário.
Pais e mães, fiquem atentos ao quadro de horários e ao envio dos links pelos professores para entrada na sua reunião:
- 1ano – 08h/08h40 https://us02web.zoom.us/j/82331526391?pwd=cFA0d000VFAxNVMrcWF2eTdJTVNyUT09
- 2ano – 11h/11h40 https://us02web.zoom.us/j/89771080040?pwd=Rm5oYUIyOWg5TTFMbnNDNnlPM25Wdz09
- 3ano – 10h/10h40 https://us02web.zoom.us/j/86522360410?pwd=bVE5TFV5UG03L2FUMnlhV1pmNVgzQT09
- 4ano – 12h/12h40 https://us02web.zoom.us/j/86117380792?pwd=K01OKy90V2t0eEN4TVdtajM0OTJEdz09
- 5ano – 09h/09h40 https://us02web.zoom.us/j/87114519693?pwd=SnBxYThoaWJCQVdoQzVnaTI5R3FGZz09
21 e 23/ABRIL – TERÇA e QUINTA – FERIADOS | 20/ABRIL – SEGUNDA – RECESSO
Seguindo nosso calendário oficial, não haverá envio de tarefa pelos professores do Fundamental aos pais dos alunos nestes dias.
FIQUE LIGADO!
CONVITE AO DESENHO DE FORMAS

Queridas Famílias
Gostaríamos de convidá-las a se aventurarem no universo do Desenho de Formas.
O Desenho de Formas é umas das mais antigas expressões artísticas da humanidade, como, por exemplo, os desenhos rupestres do período neolítico e da Idade do Bronze.
Rudolf Steiner criou a matéria do Desenho de Formas como maneira de revelar à criança que todas as formas do mundo surgem a partir das linhas retas e curvas, e da combinação entre elas. Além disso, o desenho de formas é um caminho para o autoconhecimento: através do movimento das formas eu mostro como imprimo minha força no mundo. Essa pedagogia das linhas faz acordar o fluxo interno, o movimento interior.
Estamos no momento confinados em casa, dando conta do trabalho, dos afazeres domésticos, das crianças, sujeitos a instabilidades e inseguranças de diferentes ordens. Frente a esse quadro, o Desenho de Formas pode ser uma maneira simples, que está ao nosso alcance, de nos ajudar a passar por essa fase com mais saúde e vitalidade.
Vamos sugerir, a cada quinta-feira, um desenho para praticarmos juntos.
A proposta é fazer a mesma forma todos os dias (de preferência à noite) usando giz bastão.
Como primeiro desenho, indicamos a forma de uma leminiscata. De preferência, experimentem o movimento dela no corpo antes de passá-la para o papel (como já fazem as crianças), brinquem fazendo a forma no ar com a ponta dos dedos, depois disso transfiram para o papel.
Experimentem a leminiscata um dia na vertical, outro dia na horizontal, e vejam o que esse movimento desperta em vocês.
QUARENTENA – PRORROGAÇÃO ATÉ 30/ABRIL

Cumprindo a Deliberação nº 376 do Conselho Estadual de Educação (acesse aqui) de 23 de março de 2020; as publicações de 07 e 08 de abril de 2020 do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro, respectivamente, estendendo a quarentena até 30 de abril de 2020; e observando os “Dez Princípios para a Educação no Mundo Digital” e a declaração relativa à infância saudável “Telas e dispositivos digitais – Navegando nas ondas da tecnologia para uma infância saudável”*(acesse aqui) estruturamos o desenvolvimento das atividades escolares durante a quarentena através do envio do ritmo mensal da Educação Infantil e de atividades e tarefas diárias do Ensino Fundamental pelos professores aos pais através das ferramentas digitais disponíveis.
Dando início ao processo, os materiais dos alunos do Fundamental que estavam na escola foram enviados às suas casas observando os protocolos de higiene e informando sobre o tempo de sobrevida do COVID-19 nas superfícies e materiais.
Foi estabelecida a rotina de reuniões de classe semanais às sextas-feiras, on line, dos docentes do Fundamental com os pais de suas turmas para acompanhamento das tarefas de casa.
*Fonte: FÓRUM INTERNACIONAL DO MOVIMENTO DA PEDAGOGIA WALDORF (antigo Círculo de Haia), órgão criado pela Seção Pedagógica do Goetheanum (2016 a 2019).
ACONTECEU
PALESTRA A INFLUÊNCIA DO MUNDO DIGITAL NA INFÂNCIA – POR DARLAN SCHOTTZ FERREIRA (médico antroposófico e escolar)
Resumo livre por Fernanda Sansão Hallack, mãe de dois filhos na Escola Waldorf Michaelis. Evento realizado no dia 30/MAIO de 2019.
(…) Se os eletrônicos não fossem uma percepção sensorial tão maravilhosa, encantadora e entorpecente não se conseguiria que a criança permanecesse conectada a eles. É algo tão sedutor que a criança se encanta pelo mundo de fora sem ter se organizado internamente. Ela vê e ouve uma série de movimentos com os quais ela não pode interagir, a interação é virtual. Isso comporta diversos problemas:
- A vontade de se mover sem ter com quem ou com o que interagir;
- O fato dela não se movimentar de fato enquanto “interage” com eletrônicos: correr, nadar, lutar, jogar bola… Seu sistema motor não está sendo desenvolvido.
- O tempo que ela despende com os aparelhos digitais e o que ela faz quando não está com eles, em que ambiente ela vive. Se ela tem muito espaço para correr, brincar etc. é um cenário. Se ela só anda de carro ou de elevador, vive numa cidade grande ou brinca só com coisas que não estimulam a sua motricidade, o cenário é outro, a conta vai ficando prejudicial.
- A sedução dos eletrônicos ao simular um mundo mais interessante que o mundo real. As telas emitem luz e o mundo real não. Sensorialmente falando, se eu não estiver na TV eu não irradio brilho, não sai luz de dentro de mim. Um mundo que emite luz é muito mais sedutor.
- Além disso, não é um mundo que cause problemas. Você o muda se ele não estiver bom, procura o que quer e acha. É um mundo que facilita a vida em todos os sentidos.
Para quem elabora os conteúdos das mídias, a questão é como manter um ser humano em frente a uma caixa de luz durante uma hora ou mais. O veículo é uma “lâmpada”. Tem que acontecer alguma coisa muito interessante na tela, mas muito interessante mesmo para ficarmos fixados a uma caixa de luz. Algo muito interessante para quem tem apenas consciência sensorial (como a criança pequena) é sinônimo de uma coisa sensorialmente excitante e estimulante. Então tem que desenvolver uma série de técnicas: botar para piscar, movimentar, falar, mover, gritar para que o conteúdo vença a dificuldade de ficar olhando para uma lâmpada.
(…) É bom demais para a criança. Ela precisa viver primeiramente o BOM, que não é tão bom, com o próprio corpo. É preciso que ela vivencie suas sensações corporais e a própria realidade sem que se exponha a um mundo externo tão excitante.
Para acessar o resumo na íntegra CLIQUE AQUI.
O QUE VEM POR AÍ
25/ABRIL – SÁBADO – RETIRO DE ORÇAMENTO* – Transferido para 09/MAIO
A reunião semestral, que conflui toda a comunidade, será on line em plataforma digital. Sua data foi transferida para o dia 09/MAIO.
* No modelo associativo praticado pela escola as decisões econômicas que tangem à comunidade são debatidas e tomadas nos Retiros de Orçamento semestrais. Nesse encontro, apresentaremos o cenário econômico-financeiro e as possibilidades futuras para que juntos possamos enfrentar a crise atual e o que a realidade nos apresenta. Todos os membros da comunidade estão convidados e são necessários nesse amplo debate e envolvimento com as escolhas que constroem a nossa escola.
“O pensar mais recente transformou o cosmo em cadáver. Hoje vemos as estrelas, vemos seus movimentos e computamos tudo isso. Ou seja, fazemos cálculos sobre o cadáver do universo, não vemos como nas estrelas vive a vida e como nas suas trajetórias reinam as intenções do espírito cósmico”.
Rudolf Steiner
Obrigado!


É AMANHÃ! 17/ABRIL – SEXTA – REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL – Pais e professores de cada turma
21 e 23/ABRIL – TERÇA e QUINTA – FERIADOS | 20/ABRIL – SEGUNDA – RECESSO
CONVITE AO DESENHO DE FORMAS
QUARENTENA – PRORROGAÇÃO ATÉ 30/ABRIL
25/ABRIL – SÁBADO – RETIRO DE ORÇAMENTO* – Transferido para 09/MAIO