Professores e alunos do 4o ano, às 8h.
Encontros entre os alunos e a professora de classe. Pedimos que cada criança esteja com supervisão e apoio de um adulto ao longo do encontro.
Os links estarão nos grupos de whatsapp de cada turma, na descrição de cada grupo.
ENCONTROS : “SEMEADURA”
Desde o dia 22 de junho demos um novo passo em relação à comunicação dos professores de classe com as crianças das turmas do 4⁰ e 5⁰ anos, marcando um encontro virtual, com cada turma.
Essa decisão foi tomada a partir de profundas reflexões, levando em consideração os prejuízos que o longo tempo de distanciamento presencial impõe à criança, e a nossa clareza do impacto da ação das mídias eletrônicas sobre elas.
Acreditamos que o ideal é que crianças não tenham acesso livre à tecnologia, respeitando as idades e habilidades necessárias para tal. Entretanto, temos consciência que no mundo de hoje, isso é praticamente inviável e que, devido ao longo tempo de isolamento social imposto pelas circunstâncias, sem garantias de certeza de um retorno físico à escola, pelo menos por enquanto, chegou o momento de flexibilizar nesse ponto e experimentar, com cautela e atenção, esse canal de comunicação.
Faremos isso apenas com as crianças do 4⁰ e 5⁰ anos, que estão na metade do segundo setênio e já passaram pelo “rubicão”, ganhando outra qualidade de percepção de si mesmo e de sua individualidade, como também, a percepção do grupo como coletivo. Lembramos, entretanto, que são crianças ainda, por isso precisam do EU de um adulto perto, para que as apoiem quando precisarem.
Esses encontros, que estamos chamando de Semeadura, acontecerão na segunda-feira, dia 22 de junho. O horário de cada reunião e o ambiente online serão informados pelo professor de classe aos responsáveis de cada turma.
Entretanto, para que essa reunião ocorra de maneira proveitosa, daremos aqui algumas recomendações importantes aos responsáveis:
- É importante que tenha um adulto por perto para apoiar a criança, caso se faça necessário;
- Dê preferência para a tela de um computador, ao invés do celular, evitando assim desvios de atenção (mensagens e outros atrativos dos celulares), além de ser maior, com melhor amplitude na visão;
- Posicione a câmera de modo que o professor possa ver a criança por inteiro. Dos pés à cabeça. É importante que a criança não fique perto da tela, mas no centro de um espaço livre (quarto ou sala);
- Teste previamente o áudio do aparelho para certificar que a criança, mesmo com certa distância, conseguirá escutar o que o professor está dizendo;
- É importante que, dentro do possível, não haja barulhos no ambiente, nem tampouco estímulos visuais que possam competir com a imagem e fala do professor.
Nosso desejo é que esse encontro possa trazer para além da alegria de ver a imagem física do professor e dos amigos da classe, uma qualidade nutritiva para elas, com movimento, verso, ritmos de expansão e contração, ação e pausa, propiciando assim um respirar saudável, pleno e revigorante.
ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS
Por fim, comunicamos uma mudança no horário oferecido em março, ainda no início da quarentena, para atendimento às famílias, para tirar dúvidas das tarefas, envio de materiais e outras questões. Com o passar das semanas, percebemos que as famílias e as crianças já estão bem mais adaptadas à realidade do ensino remoto e, com o aumento da carga-horária dos professores, com os telefonemas semanais dados a todas as crianças, sentimos a necessidade de rever esses horários.
Portanto, desde o dia 22 de junho, os professores estão disponíveis para contato com os responsáveis entre 07h30 e 12h30, e não mais até 18h, como antes.
Agradecemos a compreensão, confiança e parceria presentes entre Corpo Docente e famílias, necessária para o caminhar juntos nesse momento tão desafiador!
Corpo docente do Ensino Fundamental da Escola Waldorf Michaelis